Uma cadela vítima de crime de zoofilia foi resgatada neste domingo (10) em Sorriso por integrantes da Associação Pata Amiga, da Comissão de Proteção aos Animais da OAB e da Polícia Militar, após a divulgação de um vídeo nas redes sociais que levou o caso à investigação pela Polícia Civil.
Uma cadela foi resgatada neste domingo (10) em Sorriso, após denúncias e a divulgação de um vídeo nas redes sociais que apontam o crime de zoofilia. O caso mobilizou a Associação de Proteção aos Animais Pata Amiga, a Comissão de Proteção aos Animais da OAB e a Polícia Militar, que atuaram em conjunto para garantir a segurança do animal e encaminhar o caso para investigação.
Segundo Nariana, presidente da associação, a prioridade foi retirar a cadela do local para preservar sua integridade. “Achei que ela estava correndo risco de morrer e queria saber como estava fisicamente. Felizmente, não encontramos ferimentos, mas ela demonstra aversão a homens, ficando imóvel sempre que algum se aproxima. Com mulheres, reage normalmente. É uma situação complicada e revoltante. Estamos lutando para que o responsável pague pelo crime”, afirmou.
O presidente da Comissão de Proteção aos Animais da OAB, Eduardo Cândido da Silva, destacou que o estupro de animais é configurado como crime de zoofilia e que as providências legais já foram iniciadas. “Encaminhamos o vídeo para instauração de inquérito. A missão agora é garantir que a delegacia investigue e que o criminoso seja punido. Pelo relato de um funcionário da empresa onde ocorreu o crime, os fatos teriam acontecido na quinta-feira, mas a repercussão se deu neste domingo”, disse.
A operação de resgate contou com o apoio da PM, que ajudou a localizar e conter o animal até a chegada da equipe da associação, que a levou para uma clínica veterinária. Como o crime não ocorreu em flagrante, o suspeito não foi preso imediatamente, mas o caso segue em apuração.
As entidades reforçam que a denúncia e a mobilização da comunidade foram essenciais para garantir a segurança da cadela e para dar andamento ao processo de responsabilização do autor.