Calor ganha força e termômetros podem marcar 39°C em MT no fim de semana

Mato Grosso terá um fim de semana marcado por tempo firme, calor intenso e ausência de chuva na maior parte do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar seco concentrada entre Mato Grosso e Goiás mantém a estabilidade do tempo e deve fazer a umidade relativa do ar cair para índices inferiores a 20% durante as tardes.

A previsão para o período entre sexta-feira (24) e domingo (26) indica pouca variação de nebulosidade e temperaturas elevadas em diferentes regiões mato-grossenses. O Inmet também mantém aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade em todo o estado.

Em Cuiabá, o calor permanece nesta sexta-feira, com mínima de 22°C e máxima que pode alcançar 35°C. Ao longo do fim de semana, os termômetros podem chegar aos 36°C, enquanto as mínimas devem variar entre 22°C e 24°C. O céu terá poucas nuvens e não há previsão de chuva.

No município de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte), o fim de semana também será de calor intenso. As temperaturas mínimas podem chegar aos 21°C, enquanto as máximas poderão atingir 37°C. Apesar da altitude e do clima geralmente mais ameno, o município não terá previsão de chuva durante o período.

O calor será ainda mais forte em Cáceres (225 km a Oeste), onde os termômetros podem alcançar 39°C. A previsão aponta predomínio de céu claro ou com poucas nuvens, sem possibilidade de chuva.

Em Rondonópolis (212 km ao Sul), as temperaturas mínimas devem ficar próximas dos 20°C, enquanto as máximas poderão atingir 38°C. O município também terá tempo firme e seco durante o fim de semana.

Já em Sinop (500 km ao Norte), ao norte da capital, as mínimas podem chegar aos 24°C e as máximas aos 39°C. O município terá dias de calor intenso, baixa umidade e ausência de chuva.

Com a combinação de temperaturas elevadas e ar seco, a população deve redobrar os cuidados com a hidratação e evitar longos períodos de exposição ao sol, principalmente nos horários mais quentes do dia.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IR 2026

Brasil continua fora do Mapa da Fome, aponta relatório da ONU

Mortes violentas caem 8,2% no país em 2025; feminicídios aumentam 4%

Modelo do Pix desafia controle financeiro dos EUA sobre o Brasil

Com novas regras do BC, registros de fraudes financeiras crescem 10%

Chuva: governo reconhece situação de emergência em municípios do RS