Câmara de Vereadores de MT abre CPI para investigar vereador preso indiciado por tráfico de drogas

A Câmara de Vereadores de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o vereador Jânio Calistro (PSD). O processo vai apurar a quebra do decoro do parlamentar preso suspeito de associação ao tráfico de drogas.

O vereador está preso há mais de dois meses e é suspeito de participação de grupo criminoso que atuava no município. A portaria que determina a abertura da CPI foi publicada nesta quarta-feira (26).

A defesa do vereador informou que só vai se manifestar no ato do processo. O vereador foi preso na operação ‘Cleanup’, em 19 de novembro do ano passado, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).

Os membros da CPI vão ouvir o delegado que investigou o caso e analisar os elementos levantados no inquérito. Depois, o vereador tem 10 dias para apresentar a defesa e convocar testemunhas.

Dois pedidos de afastamento contra o vereador foram protocolados por uma ONG, que pediu o afastamento do parlamentar.

Arma de uso restrito estava com vereador de Várzea Grande — Foto: PM/Divulgação
Arma de uso restrito estava com vereador de Várzea Grande — Foto: PM/Divulgação

Arma de uso restrito estava com vereador de Várzea Grande — Foto: PM/Divulgação

O vereador foi indiciado pela Polícia Civil por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. No inquérito, outras 32 pessoas também foram indiciadas. Calistro é policial civil aposentado e já foi detido em 2018 por estar armado em um bar.

De acordo com a DRE, a operação, além da prisão do vereador, também cumpriu um mandado de busca e apreensão contra ele.

Com a conclusão das investigações e indiciamento dos investigados, o inquérito policial foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) para providências cabíveis e início do processo criminal perante à Justiça.

Operação Cleanup

Cinquenta e seis ordens judiciais, entre mandados de prisões e de buscas e apreensões domiciliares foram cumpridos no dia 19 de dezembro pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE).

As ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuavam, principalmente, no município.

Conforme o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato, foram aproximadamente cinco meses de investigações, com a coleta de elementos robustos da participação de todos os indiciados nos crimes.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região