Câmara reconhece como patrimônio histórico e cultural o Tradicionalismo Gaúcho em Sorriso

Foi aprovado por unanimidade durante a 32ª sessão ordinária, o Projeto de Lei 28/2021 de autoria dos vereadores Wanderley Paulo (Progressista) e Acácio Ambrosini (Patriota), que reconhece como patrimônio cultural, o Tradicionalismo Gaúcho e suas manifestações no município de Sorriso. A sessão foi realizada nas dependências do Centro de Tradição Gaúcha – CTG Recordando os Pagos no último dia (20) Dia do Gaúcho.

Segundo Wanderley Paulo, Sorriso é o primeiro município de Mato Grosso a fazer esse reconhecimento aos sulistas que desbravaram o Estado “O Movimento tradicionalista contribui para a economia das regiões do Estado pois carregou um valioso patrimônio imaterial, o modo de falar, de vestir, as festas, as danças, as crenças, a alimentação e o chimarrão são fatores que atraem pessoas de muitos cantos do mundo”, justificou. ”, lembrou Wanderley Paulo.

Após a Lei ser sancionada, fica reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Sorriso, o Tradicionalismo gaúcho e suas manifestações, como: danças, músicas, cavalgadas, desfiles tradicionais gaúchos, tertúlia, fogo de chão, rodeios crioulos, torneios de laços, missa crioula, culinária campeira, churrasco, chimarrão, dentre outras.

O parlamentar lembrou que o município tem na sua história a contribuição do sulista. “Existe um grande número de pessoas que cultuam e muitos que vivem da cultura e das tradições gaúchas em Sorriso, e a Lei é uma forma de manter viva   e preservar as raízes campesinas no CTG e na comunidade porque hoje, falar de Sorriso é também falar do CTG, pois foi uma história de sucesso e crescimento que aconteceu simultaneamente,” ressaltou Wanderley Paulo.

Veja também

PL Mulher se prepara para receber Michele Bolsonaro em Sorriso

Michelle Bolsonaro participará de encontro de lideranças femininas da direita em Sorriso

Governo de Mato Grosso terá orçamento de R$ 40 bilhões em 2026

Mauro Mendes inaugura escolas e recebe novas demandas em visita a Sorriso

Governo de Mato Grosso institui Política de Dados Abertos para fortalecer transparência e controle social

Mato Grosso não terá novas cadeiras para deputados federais e estaduais