Caminhão do Hospital de Amor volta a atender em Sorriso na próxima semana

A partir de segunda-feira (06), o caminhão do Hospital de Amor de Barretos estará de volta para mais uma semana de atendimentos. De acordo com a programação, serão realizadas 224 mamografias e 240 exames de Papanicolau. Para a realização dos atendimentos serão investidos R$ 40 mil de recursos municipais. Todos os procedimentos adquiridos para essa semana já foram agendados.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que a vinda do caminhão será rotina; a previsão é que há cada 60 dias o Município receba o veículo do amor. Nesse ano, a unidade móvel já veio em outubro. “Firmamos um convênio entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos”, explica. “Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito nesse espaço”, salienta.

A intenção é unir esforços para futuramente ampliar a unidade física de Sinop, transformando em um centro oncológico com todo o tratamento necessário no espaço, inclusive com a realização de cirurgias, sem a necessidade de viajar para outros locais. “E Sorriso está junto nesse projeto, pois queremos ter aqui próximo à nós um atendimento de qualidade e referência, como é o Hospital do Amor de Barretos”, destaca o prefeito Ari Lafin.

O secretário de Saúde aproveita para lembrar que qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina. “Mensalmente o Município viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, explica. “Quando recebemos a unidade móvel em outubro, por exemplo, os profissionais detectaram casos positivos para câncer de mama entre as mulheres que fizeram o exame; todas essas situações já estão sendo encaminhados para o devido tratamento. Por isso, mais uma vez salientamos a importância de prevenir, e, caso o exame aponte algo, poder salvar a vida da mulher”, acrescenta.

Luís Fábio frisa ainda que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, completa.

Veja também

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

Vigilância contra sarampo é intensificada em SP, MS e PR para evitar reintrodução do vírus

Hospital Central do Estado poderá ser visitado pela população até o dia 6 de janeiro