Caminhão do Hospital de Amor volta a atender em Sorriso na próxima semana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

A partir de segunda-feira (06), o caminhão do Hospital de Amor de Barretos estará de volta para mais uma semana de atendimentos. De acordo com a programação, serão realizadas 224 mamografias e 240 exames de Papanicolau. Para a realização dos atendimentos serão investidos R$ 40 mil de recursos municipais. Todos os procedimentos adquiridos para essa semana já foram agendados.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que a vinda do caminhão será rotina; a previsão é que há cada 60 dias o Município receba o veículo do amor. Nesse ano, a unidade móvel já veio em outubro. “Firmamos um convênio entre o Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires e o Hospital de Amor para esses atendimentos”, explica. “Há uma unidade física do Hospital de Amor atendendo em Sinop e duas unidades móveis percorrendo os 15 municípios que integram o Consórcio, complementando o trabalho que é feito nesse espaço”, salienta.

A intenção é unir esforços para futuramente ampliar a unidade física de Sinop, transformando em um centro oncológico com todo o tratamento necessário no espaço, inclusive com a realização de cirurgias, sem a necessidade de viajar para outros locais. “E Sorriso está junto nesse projeto, pois queremos ter aqui próximo à nós um atendimento de qualidade e referência, como é o Hospital do Amor de Barretos”, destaca o prefeito Ari Lafin.

O secretário de Saúde aproveita para lembrar que qualquer mulher acima de 40 anos pode e deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para solicitar o pedido de mamografia, pois esses são exames e procedimentos de rotina. “Mensalmente o Município viabiliza pela rede municipal de saúde cerca de 300 mamografias. Não há fila para a realização de mamografias. Assim que há a indicação médica, o exame é prontamente regulado pela Secretaria; a vinda da unidade móvel é fundamental para evitarmos filas”, explica. “Quando recebemos a unidade móvel em outubro, por exemplo, os profissionais detectaram casos positivos para câncer de mama entre as mulheres que fizeram o exame; todas essas situações já estão sendo encaminhados para o devido tratamento. Por isso, mais uma vez salientamos a importância de prevenir, e, caso o exame aponte algo, poder salvar a vida da mulher”, acrescenta.

Luís Fábio frisa ainda que as próprias unidades de saúde realizam a coleta do Papanicolau. “Nesse caso, independente da idade, a mulher deve procurar o PSF e realizar o agendamento para o procedimento. Lembramos que o Papanicolau é realizado diariamente em todas as unidades de saúde do Município”, completa.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

thumb__600_0_0_0_auto (8)

Das 120 pessoas agendadas para fazer Cirurgias de Pterígio, 24 faltaram sem avisar

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-05-12T165238.101

Novo espaço do Centro de Reabilitação Renascer é entregue para a população

Morcego-projeto-pesquisa-UFMT-Sinop-2022-ass-2-900x556

Confirmado caso de raiva transmitido por morcego em Lucas do Rio Verde e secretaria faz alerta

freepik

SC confirma primeiro caso de hepatite infantil ‘misteriosa’ presente em 20 países; veja onde

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-05-09T152323.324

UPA24H de Sorriso bate recorde e realiza 11 mil atendimentos no mês de abril

thumb__600_0_0_0_auto (11)

Neste fim de semana tem Sábado Sem Dengue nos bairros Tropical, Califórnia e Portal Kaiabi