Caminhoneiro com suspeita de infecção está intubado com 90% dos pulmões comprometidos

O motorista de caminhão de 37 anos, identidade não divulgada, internado em Rondonópolis (218 km de Cuiabá), que está com suspeita de infecção com a variante indiana (B.1.617), está intubado, com 90% dos pulmões comprometidos.

A informação foi confirmada pela prefeitura por meio de nota. A Secretaria de Saúde do Município ainda aguarda exames para confirmar ou descartar se é realmente infecção pela variante indiana.

Se confirmado, este será o primeiro caso registrado da variante em Mato Grosso.

Segundo a nota, o condutor estaria de passagem por Rondonópolis, quando procurou ajuda médica. Ele é proveniente de de Santa Catarina e estava no Pará.

Atualmente, o paciente está internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Rondonópolis.

O secretário municipal de Saúde, Vinícius Amoroso afirmou que a situação não é motivo para pânico.

” O caso suspeito não é motivo para pânico, porém, reforçamos a necessidade da população se conscientizar da importância de manter as medidas de prevenção, evitando aglomerações, priorizando o distanciamento social, usando máscaras e mantendo as medidas de higiene”, diz trecho de nota.

Recentemente o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo admitiu, em entrevista ao Conexão Poder, que havia oito variantes circulando em Mato Grosso.

A variante indiana B.1.617 possui três sub-linhagens, com pequenas diferenças (B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3), que foram descobertas entre outubro e dezembro de 2020.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a linhagem B.1.617 foi classificada como uma variante de maior potencial transmissor.

Veja também

Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras

Lacen ganha nova sede e amplia capacidade de diagnóstico

UPA passa a disponibilizar atendimento odontológico de urgência aos fins de semana e feriados

Prevenção e diagnóstico precoce são aliados no combate ao câncer, alerta oncologista em entrevista na Sorriso FM

Campanha de doação de sangue do Rotary Clube de Sorriso segue até sábado (07)

Campanha de doação de sangue em parceria com o Rotary segue até sábado em Sorriso