Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa hoje em Sorriso

A partir desta segunda-feira, dia 27 de maio, tem início a campanha de vacinação contra a poliomielite em Sorriso. A imunização, que segue até o dia 14 de junho, será realizada em todas as unidades de saúde do município, com o Dia D de vacinação previsto para 8 de junho em todo o país.

A vacina contra a pólio é indicada para crianças de um ano a menores de cinco anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde estabeleceu a meta de imunizar 10.382 crianças nessa faixa etária em Sorriso. Dependendo da idade, as crianças receberão a vacina oral (a famosa “gotinha”) ou a injetável (“picadinha”).

Além da vacina contra a poliomielite, entre os dias 27 de maio e 14 de junho, serão ofertadas todas as vacinas de rotina. Essas vacinas são destinadas a recém-nascidos até adolescentes de 15 anos e protegem contra diversas doenças, incluindo sarampo, catapora, caxumba, HPV e meningite. Para a imunização, é necessário apresentar o cartão de vacinas, o cartão SUS e o CPF. As crianças devem estar acompanhadas de um responsável.

É importante lembrar que as escolas exigem a caderneta de vacinação atualizada no momento da matrícula ou rematrícula. Portanto, essa campanha é uma oportunidade para manter a documentação vacinal em dia ao longo do ano letivo.

O Município de Sorriso oferece os imunizantes em toda a rede de saúde, identificada com totens “Aqui tem vacina”. Para facilitar o acesso, a Sala Descentralizada de Vacinas do PSF Central funciona das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, sem fechar para o almoço.

“A Sala Descentralizada atende pacientes de todo o Município; muitas vezes os pais trabalham e não têm como comparecer em horário comercial. Nesses casos, é só procurar a Sala Descentralizada até às 19 horas ou no horário do almoço e garantir a prevenção para seus filhos”, explica a enfermeira Kátia Dal Prá, responsável pelas Salas de Vacina do Município.

Sobre a Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa potencialmente mortal que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O vírus é transmitido por meio de comida ou água contaminada, se multiplica no intestino e invade o sistema nervoso central. Na maioria dos casos, a infecção provoca lesões no sistema nervoso que resultam em paralisia, principalmente nos membros inferiores.

A vacina contra a poliomielite faz parte da rotina de imunização infantil, é gratuita e é considerada a melhor forma de prevenção contra a doença.

Com essa campanha, Sorriso reforça seu compromisso com a saúde pública e a proteção das crianças contra doenças preveníveis. Leve seu filho para vacinar e contribua para um futuro mais saudável.

Veja também

Produtores rurais de Sorriso são destaque em concurso estadual de derivados do leite

Secretário de Segurança de Sorriso fala sobre preparativos para as eleições

Sorriso: acidente entre motocicleta e bicicleta na Av. Brasil deixa ciclista ferido

Polícia Federal realiza busca em comitê de campanha em Sinop e flagra crime eleitoral

Cadáver é encontrado em estado de decomposição em Sorriso; suspeita é de morte natural

Sorriso: motociclista fica gravemente ferido em colisão entre duas motocicletas na Av. Los Angeles