A iniciativa segue com ações na zona rural e dois Dias D programados em setembro para ampliar a cobertura e garantir a proteção da população e dos pets.
A campanha de vacinação contra a raiva em Sorriso avança a todo vapor, com 4.222 animais já imunizados — sendo 3.192 cães e 1.030 gatos —, o que representa 18,36% da meta de vacinar 23 mil animais no município.
O último Dia D, realizado no sábado (23) no Distrito de Primavera, vacinou 586 animais, incluindo 471 cães e 115 gatos. A mobilização contou com ponto fixo em frente à Unidade de Saúde e equipes volantes percorrendo sítios e propriedades rurais, garantindo acesso à imunização também para moradores do campo.
Para a coordenadora da Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, os números são positivos, mas ainda exigem atenção. “Superar quatro mil animais vacinados mostra o esforço das nossas equipes e a conscientização da população. Mas ainda falta alcançar 80% da meta, e é fundamental manter o ritmo para garantir a barreira sanitária contra a raiva”, afirmou.
A raiva é uma doença grave, transmitida pela saliva de animais infectados, e não tem cura. A vacinação é a única forma de prevenção, enquanto a vigilância é essencial, já que o vírus circula em animais silvestres que podem infectar cães e gatos domésticos não vacinados.
Zona rural e próximos Dias D
A vacinação na zona rural segue até 19 de setembro, com equipes volantes atendendo comunidades, fazendas e propriedades ainda não alcançadas.
Na área urbana, estão programados dois grandes Dias D de mobilização: em 13 de setembro, na Região Leste, com cinco pontos de vacinação; e em 20 de setembro, na Região Central, com onze pontos distribuídos para atender a população de forma ampla.
Durante essas ações, os moradores poderão levar seus animais aos pontos de vacinação ou solicitar atendimento domiciliar, especialmente para quem tem dificuldade de locomoção ou muitos animais. A retirada de vacinadores para atendimento em domicílio será possível até às 16h no dia da ação.
“Contamos com o apoio da população para levar cães e gatos para vacinar. Só assim protegeremos nossos animais e toda a comunidade”, concluiu Claudete Damasceno.
Sobre a campanha, Claudete falou ao programa A Voz do Povo nesta 4a-feira. Veja a entrevista no vídeo.
Confira locais de vacinação na Zona Urbana nos dias 13 e 20 de setembro: