Saúde

Campanha de Vacinação Contra Gripe entra na 3ª fase em Sorriso

Por: Assessoria Publicado em 18/05/2020

Começa nesta segunda-feira (18) em Sorriso, a 1ª etapa da 3ªfase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O público alvo nesta fase são as pessoas com deficiência,  crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mães no pós-parto (até 45 dias), os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade.

Para a vacinação nesta etapa, as mulheres no período até 45 dias após o parto, devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação. Já os professores deverão levar um documento que comprove o vínculo, (crachá,  carteira profissional ou holerite). Os adultos de 55 a 59 também deve levar documento para comprovação da idade. Todos devem levar o cartão de vacina.

“Reforçamos a importância de mantermos as medidas de proteção contra o Coronavírus, usar máscara, manter o distanciamento de no mínimo 1,5 metros, usar álcool em gel,  evitar contato físicos com as pessoas e aglomeração”, pontuou o secretário de Saúde e Saneamento Luis Fábio Marchioro.

Sorriso já contabiliza 11.780 doses recebidas, já foram imunizados 122,27% da meta dos idosos e 112,06% da meta dos trabalhadores de saúde e as forças de segurança, também já superou a meta.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Todas as unidades de saúde  receberam doses. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas no número 150, a ligação é gratuita. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 5 de junho e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos.

Enquete. Participe!

Em sua opinião, o município de Sorriso deveria montar leitos de UTI?