Campanha orienta produtores para reduzir riscos de incêndio durante colheita do milho

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) iniciou a Campanha de Prevenção a Incêndios em Áreas Rurais. O trabalho de conscientização acontece todos os anos em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), com cursos, aulas práticas, e palestras, porém os trabalhos presenciais ainda não têm data prevista em função do momento atípico de pandemia. Este ano, as ações de conscientização vão ser por meio de vídeos informativos, cartilhas, cartazes e publicações com dicas de cuidados nas redes sociais.

Vice-presidente Sul e coordenador da Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja-MT, Fernando Ferri, destacou a importância das as ações preventivas para se evitar acidentes com fogo durante o período de colheita do milho. “O produtor deve estar atento e com uma equipe e máquinas preparadas. É uma grande preocupação que não haja incêndios involuntários e posteriormente venham multas e outros prejuízos. Por isso, a Aprosoja todos os anos realiza a Campanha. E esse ano, em função da pandemia, vamos reforçar esse treinamento por meio virtual”, pontuou Ferri.

Entre as informações contidas na Cartilha de Prevenção e Combate a Incêndio estão as orientações do que fazer antes do início da colheita e recomendações para uma colheita segura. Entre elas, deve-se manter aceiros limpos nos limites da propriedade, no entorno da vegetação de reserva legal e área de preservação permanente e em locais que oferecem riscos de incêndios florestais. Também verificar condições seguras (meteorológica, pessoal e material) para o período estabelecido de colheita. Deve-se evitar o superaquecimento da máquina colhedora e evitar ações que produzam calor excessivo (fagulhas, centelhas, chamas etc.). 

Conforme a equipe técnica da Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja, é indispensável adotar ações de prevenção e seguir todas as orientações. O produtor também deve estar atento as legislações que regulam possíveis responsabilizações administrativas, cíveis e penais, em caso de incêndios involuntários. A campanha prevê a disponibilização de vídeos sobre prevenção e combate a incêndios rurais, e ainda, distribuição de cartilhas digitais e folders para os 25 Núcleos da entidade.

Todo material estará disponível também no site da entidade aprosoja.com.br e nas redes sociais oficiais da entidade.

Lembrando que o Governo do Estado adiantou o período proibitivo de queimadas na zona rural de Mato Grosso para o dia 1º de julho e deve se estender até 30 de setembro, data que pode ser prorrogada por meio de decreto.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Audiências entre Judiciário e Executivo buscam soluções para questões de interesse público em Sorriso

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva