Campanha quer incentivar produtores a armazenar safra nas propriedades rurais em MT

Dados levantados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que Mato Grosso tem capacidade estática de armazenar pouco mais da metade de sua produção agrícola. A pesquisa mostra que o Estado produz cerca de 70 milhões de toneladas, mas tem capacidade de armazenar pouco mais de 38 milhões de toneladas. O levantamento mostra ainda que apenas 30% destas estruturas estão em posse de produtores rurais.

Com base nesse levantamento, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) lança nesta quarta-feira (16.06) a campanha Armazém para Todos. O projeto será apresentado a jornalistas juntamente com um simulador virtual, em que o agricultor insere os dados e verifica os números da viabilidade para implantação de silos em propriedades de qualquer tamanho.

Presidente da Aprosoja MT, Fernando Cadore, diz que a campanha Armazém para Todos é uma das prioridades da instituição. Ele afirma que ter onde guardar a produção significa segurança alimentar.

“Nos três anos da nossa gestão iremos defender que o produtor tenha seu próprio armazém. É viável e extremamente necessário para segurança alimentar do nosso país. A recomendação é se tenha de uma a duas vezes a sua capacidade de armazenar. Isso é segurança alimentar, garante o prato de comida na mesa da população e assegura que não irá faltar para demanda interna”, enfatizou.

Veja também

Cresol encerra Plano Safra 24/25 com R$ 13 bi e projeta novo recorde de crédito rural

Governador decide “congelar” preço do Fethab de 2025

“Plano Safra 25/26 ainda não ameniza dificuldades no campo”, avaliam entidades de MT

Cooperativismo fortalece a produção rural em municípios do médio-norte de Mato Grosso

Agricultura familiar responde por 23% da produção agropecuária e 67% dos empregos no campo

Mato Grosso consolida protagonismo na produção mundial de grãos e fibras