Campanha quer incentivar produtores a armazenar safra nas propriedades rurais em MT

Dados levantados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que Mato Grosso tem capacidade estática de armazenar pouco mais da metade de sua produção agrícola. A pesquisa mostra que o Estado produz cerca de 70 milhões de toneladas, mas tem capacidade de armazenar pouco mais de 38 milhões de toneladas. O levantamento mostra ainda que apenas 30% destas estruturas estão em posse de produtores rurais.

Com base nesse levantamento, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) lança nesta quarta-feira (16.06) a campanha Armazém para Todos. O projeto será apresentado a jornalistas juntamente com um simulador virtual, em que o agricultor insere os dados e verifica os números da viabilidade para implantação de silos em propriedades de qualquer tamanho.

Presidente da Aprosoja MT, Fernando Cadore, diz que a campanha Armazém para Todos é uma das prioridades da instituição. Ele afirma que ter onde guardar a produção significa segurança alimentar.

“Nos três anos da nossa gestão iremos defender que o produtor tenha seu próprio armazém. É viável e extremamente necessário para segurança alimentar do nosso país. A recomendação é se tenha de uma a duas vezes a sua capacidade de armazenar. Isso é segurança alimentar, garante o prato de comida na mesa da população e assegura que não irá faltar para demanda interna”, enfatizou.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil