Capacitação em Sorriso reforça combate à dengue com uso de biotecnologia e armadilhas ovitrampas

Com uso de tecnologia biológica e armadilhas inteligentes, o objetivo é intensificar o combate ao Aedes aegypti

Com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, agentes de combate às endemias (ACEs) de Sorriso estão participando, nos dias 7 e 8 de abril, de uma capacitação teórico-prática promovida pela Prefeitura em parceria com instituições como a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA/MT), AMPA, Assembleia Legislativa, Promotoria Pública e Judiciário de Sorriso.

A formação é conduzida pelos professores e pesquisadores da UEL – Laurival Antônio, João Antônio Cyrino Zequi e Aparecido de Souza – e tem como foco o uso de estratégias inovadoras, como armadilhas ovitrampas para monitoramento do vetor e a aplicação do larvicida biológico à base da bactéria Bacillus thuringiensis israelense (BTi), considerado seguro para humanos e animais e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As atividades práticas incluem montagem das armadilhas, orientação sobre a aplicação do BTi e discussão sobre os desafios no controle das arboviroses. As ações são acompanhadas pelo secretário de Saúde, Vânio Jordani, pelo prefeito interino Acácio Ambrosini e pela coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring.

Laurival Antônio, um dos pesquisadores envolvidos, explica que o BTi é altamente eficaz no controle das larvas do mosquito, sendo uma tecnologia segura e sustentável, já usada até em aplicações aéreas. Ele destaca que cada cepa da bactéria tem ação específica, e a utilizada em Sorriso é voltada ao combate do Aedes aegypti.

O treinamento também conta com a presença de representantes de outros municípios, como Várzea Grande e Nova Mutum. Na tarde do dia 7, a programação inclui atividades na Secretaria de Saúde e no bairro Fraternidade. No dia 8, as ações seguem na Faculdade Anhanguera.

A secretária Sílvia Gehring lembra que a capacitação é essencial nesse período de transição do clima, quando há maior risco de surtos. Já o secretário Vânio reforça o papel da população no combate à dengue e lembra que a vacina está disponível em todas as unidades de saúde.

Veja também

“OAB dos médicos”: projeto cria exame obrigatório de proficiência em medicina

Governador: “Tudo que tem no Albert Einsten vai ter no Hospital Central, só que gratuito”

Sorriso: casos de chikungunya sobem em março e superam dengue em 2025

Vacinação contra a Gripe é iniciada em Sorriso para grupos prioritários

Obra da sede própria do Centro de Reabilitação Renascer é retomada e entrega está prevista para 2025

Sorriso: sindicância apura suspeita de desvio de recursos em transporte de pacientes pela Saúde