Capacitação: oficina de saúde em Sorriso atualiza profissionais sobre o Teste do Pezinho

A Faculdade Athenas em Sorriso está sediando hoje (31), uma oficina de saúde em parceria com o Escritório Regional de Saúde de Sinop e a Secretaria de Saúde do município. O evento tem como objetivo oferecer atualização aos profissionais de saúde que atuam nas estratégias de saúde da família sobre o teste do pezinho.

Cátia Rocha, referência técnica da Saúde da Criança no Escritório Regional de Saúde de Sinop, destacou a importância do teste do pezinho, um exame realizado nos bebês entre o 3º e o 5º dias de vida. O exame é feito com um furinho no pé do bebê para coletar cinco gotinhas de sangue, que são enviadas ao Hospital Júlio Muller para processamento. “Com este teste, conseguimos identificar a possibilidade de algumas doenças no bebê. O período entre o 3º e o 5º dia de vida é crucial para não perder a confiabilidade do teste. Embora os profissionais já possuam a habilidade técnica para realizar o teste, esta oficina serve para repassar novas recomendações do Ministério da Saúde”, explicou Rocha.

Ela também destacou que a amamentação durante a coleta do exame pode ajudar a reduzir a sensação de dor no bebê. Em Sorriso, a 12ª turma da regional está participando da oficina. “É uma oficina completa, onde combinamos teoria e prática, mostrando como preencher os formulários para encaminhar ao Hospital Júlio Muller e também a prática da coleta”, acrescentou Rocha.

 

Veja também

Empresários e moradores criam associação para discutir projeto de mão única na Perimetral Sudoeste em Sorriso

DHPP de Sorriso desvenda farsa e investiga homicídio motivado por traição e encobrimento de provas

Fiscal agropecuário fala sobre o Vazio Sanitário da Soja em entrevista à Sorriso FM

Prefeito de Sorriso faz balanço de seis meses de gestão e anuncia novos investimentos para o município

Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional

SEAF apoia pesquisa internacional sobre fungo que causa doença em trabalhadores rurais