A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério Público de Mato Grosso com apoio da Prefeitura, destaca a visão de alunos da Escola Municipal São Domingos e integra as ações do Agosto Lilás, que incluem campanhas educativas, pit stops e uma carreata de conscientização neste domingo.
A cartilha “Sorriso contra a violência”, desenvolvida pelo Ministério Público de Mato Grosso com apoio da Prefeitura de Sorriso, trouxe à tona a visão de crianças sobre a violência doméstica. Entre os trabalhos, os alunos Gean Carlos Lima da Silva e Alícia Vitória de Oliveira Jorge, do 6.º ano da Escola Municipal São Domingos, se destacaram com ilustrações impactantes.
Gean afirma que “a violência doméstica é um desfavor para a humanidade”, enquanto Alícia explica que seu desenho retrata uma mãe gigante reagindo contra outra, simbolizando a resistência à violência: “Fiz isso porque as mulheres não podem se esconder ou aceitar a violência”. Segundo a promotora de justiça Fernanda Pawelec, coordenadora da cartilha, a iniciativa evidencia a importância de abordar o tema nas escolas. “Os desenhos das crianças mostram de forma muito forte como a violência afeta a todos, inclusive os pequenos. É fundamental trabalhar conscientização e informação em sala de aula”, afirma.
A gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, destacou a participação das crianças e das ações orientativas realizadas ao longo de agosto. “Este é um momento especial para essas crianças que se dedicaram e foram fundamentais na elaboração da cartilha”, afirmou. A iniciativa contou ainda com o apoio das secretarias Semas e Semed, além da parceria da iniciativa privada, que auxiliou com premiações e impressão das cartilhas.
Encerramento do Agosto Lilás
As ações do Agosto Lilás em Sorriso serão encerradas neste domingo, 31 de agosto, com uma carreata. A concentração será no Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol, com saída prevista para às 16h e destino final no Parque Ecológico Claudino Francio. Pela manhã, haverá um pit stop na Feira do São Domingos, reforçando a orientação sobre os diferentes tipos de violência e os canais de apoio disponíveis.
Durante todo o mês, diversas atividades marcaram a campanha, incluindo rodas de conversa, ações comunitárias como o programa Sorriso com Elas, talk shows e a noite de autógrafos da cartilha, realizada recentemente no Magessi. O Agosto Lilás é promovido anualmente como um marco de conscientização e combate à violência contra a mulher.
Mara Fernandes ressalta que Sorriso conta com a Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente e enfatiza que o feminicídio é evitável: “É compromisso público e comunitário implementar políticas de defesa da vida”.
Os canais de apoio à mulher em situações de violência incluem: Patrulha Maria da Penha (PM) – 190, Núcleo da Mulher (Polícia Civil) – 197, Corpo de Bombeiros – 193 e a Central de Atendimento à Mulher – 180. A Prefeitura, por meio da Semfa e Semas, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ministério Público e BPW Sorriso, segue promovendo ações de conscientização e prevenção.