Cartório Eleitoral alerta para propagandas irregulares durante campanha (vídeo)

Valdinei Rondon, Chefe do Cartório Eleitoral de Sorriso sobre a situação em entrevista ao programa A Voz do Rádio. “No comércio de forma nenhuma deve ser propagada propaganda eleitoral. Isso está na legislação e acreditamos que todos tenham conhecimento. Acaba vindo a denúncia e provoca a ação da Justiça Eleitoral que no seu poder de polícia solicita que aquele comerciante retire a propaganda”, explicou.

Valdinei lembrou que a propaganda irregular pode prejudicar os próprios candidatos.

Ele também explicou que o som volante de rua é restrito a comícios e passeatas ou carretas com o candidato. “Tem que ter cuidado porque não pode ser usado em locais públicos onde não esteja o candidato. Ele não está em comício, então não tem porque estar com o veículo parado em algum local colocando informações a seu respeito”, disse Valdinei.

Denúncias devem ser feitas via aplicativos da Justiça Eleitoral ou diretamente no cartório, mas não podem ser anônimas.

A distribuição de brindes ou dinheiro em troca de votos ou de promessa de votos é crime. “Infelizmente, ainda passamos por isso. Aí a culpa é de toda a sociedade. Se um candidato vai apresentar trabalho a pessoa pede tijolos, cimento ou dinheirinho. Compra de votos é crime, então é importante que as pessoas evitem. Falamos muito no combate à corrupção, mas se nós como sociedade não mudarmos, não conseguiremos mudar os candidatos, porque eles saem da nossa sociedade”, destaca Valdinei.

Outro alerta importante diz respeito ao horário no dia da eleição. Neste ano, as urnas em Mato Grosso abrem as 7 horas da manhã e fecham as 16 horas.

Confira a íntegra da matéria.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade