Cartório Eleitoral de Sorriso convoca mesários e busca voluntários para eleições 2022

Além das convocações de praxe para o período, conforme explica o Chefe do Cartório Eleitoral de Sorriso, Valdinei Rondon, a Justiça Eleitoral está recebendo inscrições de quem quer trabalhar nas eleições.  “Para a realização das eleições a Justiça Eleitoral precisa deste trabalho voluntário. É importante que as pessoas entendam a necessidade. Nós estamos fazendo as convocações e também recebendo voluntários. Não existe eleição sem participação da população como mesários”, disse ele.

As convocações estão sendo encaminhadas principalmente pelo WhatsApp. Quem tiver dúvida pode procurar o cartório eleitoral para verificar a veracidade. “Trata-se de uma convocação judicial. A pessoa é convocada para um trabalho para a sociedade e deve comparecer. Caso exista alguma situação que a impeça de participar, são motivos elencados em lei como problemas de saúde, deve solicitar a dispensa ao Juiz Eleitoral” explica Valdinei.

Quem quer ser voluntário nas eleições deve comparecer ao Cartório eleitoral ou inscrever-se pelo APP do E-título ou ainda no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

As vantagens dos mesários são expressivas. EM Mato Grosso existe uma Lei estadual que permite que um mesário, a partir de um número determinado de convocações, peça isenção da taxa em concursos públicos. “Mesários também recebem dois dias de folga por cada dia trabalhado. Nas faculdades que são inscritas no sistema as horas são convertidas em horas de atividade extracurricular”, destaca o chefe do cartório. (Com informações de Rayssa Ávila)

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo