Casos de dengue e chikungunya aumentam e acendem alerta em Sorriso

A Secretaria de Saúde de Sorriso divulgou um aumento expressivo nos casos de arboviroses em 2025, especialmente de dengue e chikungunya. Desde 1º de janeiro, já foram confirmados 76 casos de dengue e 158 de chikungunya. O número de registros supera o mesmo período de 2024, quando houve apenas 19 casos de dengue em janeiro e 80 em fevereiro. As notificações para zika vírus foram investigadas e descartadas.

Diante do crescimento das infecções, equipes da Vigilância em Saúde Ambiental intensificaram as fiscalizações em pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios e ferros-velhos, locais propícios para a proliferação do Aedes aegypti. No bairro Santa Clara, amostras coletadas confirmaram a presença do mosquito. Segundo a coordenadora Claudete Damasceno, alguns proprietários se recusam a permitir a fiscalização, dificultando o combate ao problema.

A Vigilância Sanitária reforça a importância da colaboração da população. Além da fiscalização em estabelecimentos, agentes de combate às endemias realizam visitas domiciliares para eliminar criadouros e conscientizar moradores. A coordenadora Taynná Vacaro recomenda que cada família reserve dez minutos semanais para verificar possíveis focos em casa e no local de trabalho.

Para denúncias sobre criadouros do Aedes aegypti, descarte irregular de lixo ou água parada, a população pode entrar em contato pelo aplicativo da Vigilância Sanitária ou pelo número (66) 99600-1462. Já casos suspeitos de dengue, chikungunya ou zika devem ser encaminhados às Unidades Básicas de Saúde para atendimento e orientação.

galeria de imagens

Veja também

Instituto Cirinho Sorrindo realiza torneio de futsal para auxiliar tratamendo de Dedé

UPA Central apresenta balanço de atendimentos e ações desenvolvidas ao longo de 2025

Polos Culturais de Sorriso abrem matrículas e rematrículas para oficinas em 2026

Faculdade Atenas oferta bolsa de estudo integral para curso de medicina

Aberta as inscrições para concurso que deverá escolher prato típico de Sorriso

Secretária de educação de Sorriso esclarece dúvida de pais sobre vale material escolar e transporte gratuito