Casos de dengue e chikungunya aumentam e acendem alerta em Sorriso

A Secretaria de Saúde de Sorriso divulgou um aumento expressivo nos casos de arboviroses em 2025, especialmente de dengue e chikungunya. Desde 1º de janeiro, já foram confirmados 76 casos de dengue e 158 de chikungunya. O número de registros supera o mesmo período de 2024, quando houve apenas 19 casos de dengue em janeiro e 80 em fevereiro. As notificações para zika vírus foram investigadas e descartadas.

Diante do crescimento das infecções, equipes da Vigilância em Saúde Ambiental intensificaram as fiscalizações em pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios e ferros-velhos, locais propícios para a proliferação do Aedes aegypti. No bairro Santa Clara, amostras coletadas confirmaram a presença do mosquito. Segundo a coordenadora Claudete Damasceno, alguns proprietários se recusam a permitir a fiscalização, dificultando o combate ao problema.

A Vigilância Sanitária reforça a importância da colaboração da população. Além da fiscalização em estabelecimentos, agentes de combate às endemias realizam visitas domiciliares para eliminar criadouros e conscientizar moradores. A coordenadora Taynná Vacaro recomenda que cada família reserve dez minutos semanais para verificar possíveis focos em casa e no local de trabalho.

Para denúncias sobre criadouros do Aedes aegypti, descarte irregular de lixo ou água parada, a população pode entrar em contato pelo aplicativo da Vigilância Sanitária ou pelo número (66) 99600-1462. Já casos suspeitos de dengue, chikungunya ou zika devem ser encaminhados às Unidades Básicas de Saúde para atendimento e orientação.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: Festival de Pesca Zé Aragão terá etapas infantis, femininas e da terceira idade antes do evento principal

Livro destaca protagonismo feminino no agro

Últimas vagas para bolsas de estudo na área da beleza no CENAIC Sorriso

PJC cumpre mandados em Sorriso e Guarantã por desvio de armas; escrivã e receptador suspeitos presos

Governo de MT assina contrato com Einstein para gestão do Hospital Central

Procon notifica Centro de Distribuição dos Correios em Sorriso por falhas no atendimento e acessibilidade