CAT e Semec lançam projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro”

Iniciativa tem por objetivo sensibilizar comunidade escolar sobre cuidados com o meio ambiente por meio de ações interdisciplinares
O Clube Amigos da Terra (CAT) Sorriso, em parceria com a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), lançam na sexta-feira, dia 10 de junho, o projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro”, que tem o intuito de sensibilizar crianças, jovens, comunidade escolar e o público em geral em relação aos cuidados com o meio ambiente, despertando a criatividade, motivando ações e práticas de sustentabilidade que tenham resultados a curto, médio e longo prazo, trazendo benefícios diretos e indiretos para o meio ambiente e a população em geral.

O CAT defende a conservação ambiental e uso consciente dos recursos naturais em todas as suas ações e programas. Um deles é o “Educação Ambiental Sorriso Vivo”, ativo desde 2006 e que também trabalha a conscientização com alunos da rede municipal de ensino. A ação inclui visitas técnicas nas vitrines tecnológicas de reposição florestal implantadas pelo CAT na Fazenda Santa Maria da Amazônia e Fazenda Santana, e outras propriedades rurais abertas à visitação.

Além das visitas técnicas, o Programa de Educação Ambiental “O Agro na Escola”, também será inserido na rede escolar por meio da cartilha “Amigos da Terra”, produzida pelo CAT e distribuída gratuitamente às escolas, como uma forma de somar e auxiliar os professores no ensino de Educação Ambiental. “Trabalhar projetos que colaboram com a importância da preservação e recuperação dos nossos recursos naturais é de fundamental importância na formação de cidadãos conscientes e que respeitem o meio ambiente, contribuindo para um planeta mais saudável e repassando essa mensagem também as gerações futuras”, acrescenta a vice-presidente do CAT Sorriso, Dudy Paiva.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e terá, entre suas ações, a realização de Concurso de Desenho, com o tema “Como o agro produz o alimento que chega à nossa mesa”. As produções serão utilizadas na 7ª edição da Cartilha “Amigos da Terra: Um Sorriso para o Agro! Produzindo alimentos com responsabilidade”.

O tema será trabalhado dentro de sala de aula pelos professores, junto aos alunos do 6º e 7º ano das escolas municipais, particulares e estaduais, entre os meses de agosto e setembro. O resultado final do concurso será apresentado no dia 21 de novembro por meio de uma mostra com os desenhos desenvolvidos. Os alunos serão premiados em três categorias. Um aplicativo de interação entre crianças envolvidas no projeto em Sorriso com demais localidades intermunicipais também será desenvolvido.

“Este e outros programas desenvolvidos pelo CAT promovem ações de conscientização e preservação do meio ambiente. O Agro em Sorriso é essencial para o desenvolvimento econômico do nosso município e exemplo de responsabilidade ambiental para o mundo. Por meio do Concurso de Desenho e seu tema, os estudantes refletirão práticas e soluções sustentáveis para os cuidados, proteção do meio ambiente e a produção de alimentos”, observa a secretária municipal de Educação de Sorriso, Lúcia Korbes Drechsler.

Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes receberão informações sobre a produção agrícola e a rotina das fazendas responsáveis por produzir os alimentos, além de realizarem visitas a estas propriedades para que possam ter mais subsídios para a produção do desenho.

Palestra

A programação de lançamento do projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro”, terá, na sexta-feira (10), palestra com Xico Graziano, com o tema “O agro na nossa vida. Sorria!”, que será ministrada às 08h, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Xico Graziano é engenheiro agrônomo, Mestre em Economia Agrária e Doutor em Administração. Professor de MBA da FGV/SP e lecionou na Unesp/Jaboticabal. Ocupou vários cargos públicos no Governo de São Paulo e no Governo Federal. Consultor em organização, marketing de agronegócios e sustentabilidade, conferencista e escritor, publicou 10 livros sobre questões agrárias, meio ambiente e política.

O evento é gratuito e tem como alvo professores, coordenadores da rede escolar, universidades e também é aberto à comunidade em geral. Os interessados podem realizar a inscrição prévia por meio do portal catsorriso.org.br.

“O propósito de educar, considerando atividades sustentáveis, é buscar valores e atitudes que possibilitem uma convivência harmoniosa do ser humano com as demais espécies do planeta, os auxiliando a compreender e analisar criticamente a participação do homem no meio ambiente”, complementa o presidente do CAT Sorriso, Darci Ferrarin Junior. O evento está entre as atividades do Projeto Cultivando Vida Sustentável que conta com o apoio financeiro do IDH.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do projeto “O Agro na Escola, Um Sorriso para o Agro”

Data: 10 de junho de 2022

Programação: Palestra com Xico Graziano, com o tema “O agro na nossa vida. Sorria!”

Horário: 08h

Local: Centro de Eventos Ari José Riedi

Veja também

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso

Vazamento de esgoto em estação elevatória contamina água de rios em Sorriso

Programa A Voz do Povo discute o Dia Mundial da Água com representantes do CAT Sorriso

Amazônia Legal: Mato Grosso reduz desmatamento em 74%, aponta Imazon

Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso se reúne para planejamento antecipado

Ministério Público de MT lança cartilha contra bullying e cyberbullying