CAT Sorriso celebra 23 anos com incentivo à sustentabilidade e práticas conservacionistas no agro

Instituição sem fins lucrativos transforma o campo com inovação, educação ambiental e certificações globais

No dia 9 de julho, a Associação Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso comemora 23 anos de atuação com um histórico sólido e inspirador de contribuições para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Atuando principalmente nos municípios do médio-norte e norte de Mato Grosso, a instituição privada e sem fins lucrativos foi criada por produtores rurais que buscam o desenvolvimento tecnológico da produção rural, em harmonia com o meio ambiente.

“O CAT Sorriso é um parceiro do campo que impulsiona o agro sustentável através da assistência técnica especializada, da educação rural e do apoio direto ao produtor”, comenta a coordenadora do CAT, Cristina Delicato, que foi uma das fundadoras da associação e está à frente da instituição desde 2017. “Com presença ativa nas propriedades e compromisso com a produção responsável, o CAT atua promovendo práticas que aliam produtividade, conservação ambiental e valorização das pessoas”, afirma.

O Clube Amigos da Terra é um articulador regional para a difusão das boas práticas agrícolas. Além dos produtores de Sorriso, atende também produtores rurais de outros 14 municípios do estado. Atualmente, 54 propriedades rurais estão certificadas ou em processo de certificação da produção de soja pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês). No total, são quase 290 mil hectares que participam da certificação internacional, por meio do incentivo e das atividades desenvolvidas pelas equipes do CAT.

Para obter o selo de certificação, a propriedade rural deve atender a 108 indicadores que comprovam o cumprimento da legislação, boas práticas agrícolas e empresariais, condições de trabalho responsáveis, relações com a comunidade e responsabilidade ambiental. A exigência é gradativa e atinge o número total de indicadores a partir do terceiro ano da certificação. O grupo Morena Agro, de Campo Novo do Parecis, é uma das propriedades rurais que têm a certificação de soja responsável pelo CAT. A produtora rural e diretora administrativa Dulce Ciochetta elogia a atuação do Clube: “É um trabalho muito sério. Essa assessoria que a gente tem do CAT é um diferencial muito grande para a nossa propriedade.”

Em 2024, os produtores rurais do CAT Sorriso responderam por 9,06% da soja certificada pelo padrão RTRS no mundo. “O trabalho do CAT Sorriso, desenvolvido em Mato Grosso, é fundamental para a expansão da certificação da soja RTRS nas propriedades. Deixando a propriedade pronta para receber a auditoria externa final, que é feita por organismos de certificação internacionais”, avalia o consultor externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches.

Fortalecimento da agricultura familiar

Outra frente de atuação do CAT Sorriso é o fortalecimento da agricultura familiar, com ações voltadas à capacitação de produtores, assistência técnica especializada e orientação para acesso ao crédito rural. Ao longo de mais de duas décadas de trabalho, já foram atendidas 270 propriedades rurais, com foco na implantação de sistemas produtivos sustentáveis. Uma das instituições atendidas é a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio Celeste (Aprocel), formada por agricultores do assentamento Jonas Pinheiro, com áreas em Sorriso e Vera. “O trabalho de consultoria, realizado pelo CAT, nos auxilia com a documentação, na parte de organização, de acesso aos créditos. Nós queremos produzir com qualidade e sustentabilidade e esse direcionamento é fundamental para isso”, argumenta o presidente da Aprocel, Lindomar Ferraz.

Dos 15 produtores rurais da região, que já conquistaram o Selo de Identificação de Origem da Agricultura Familiar, oito são do Assentamento Jonas Pinheiro. Desenvolvido pelo CAT, o selo vem acompanhado de um QR Code, que permite ao consumidor fazer a rastreabilidade do produto. Com a maior visibilidade do que sai do campo, os produtos com selo chegam com diferenciais ao mercado.

Os serviços realizados pelo CAT também atendem aos membros da Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiro de Sorriso (Cooperriso). Os cooperados produzem diversas variedades de hortaliças, verduras e frutas, que abastecem supermercados, feiras e escolas públicas de cinco municípios da região. “Sem essa parceria com o CAT, a gente não conseguiria chegar ao patamar de produção e comercialização que temos hoje”, reconhece o presidente da Cooperriso, Ivaldino Hahn.

Conheça programas e projetos do CAT: da educação ambiental à preservação de nascentes

O Agro na Escola é um programa de educação ambiental que faz parte da formação dos alunos da rede municipal de Sorriso. Ao longo dos anos levando informações para estudantes, o CAT contribui com conhecimento para mais de 160 mil crianças, que participaram de atividades educativas voltadas à preservação ambiental. Atualmente, estudantes do 4º e 5º ano fazem visitas técnicas às Vitrines Tecnológicas de Reposição Florestal, recebem cartilhas educativas com conteúdos didáticos e lúdicos sobre meio ambiente, aprendem sobre o uso consciente dos recursos naturais e as boas práticas agrícolas.

Orientados por equipes do CAT, os alunos também visitam projetos de recuperação de nascentes. Uma delas ocorre na fazenda Santana, onde já foram plantadas quatro mil mudas de árvores nativas. “Tem dois anos que os estudantes fazem esse acompanhamento. Quando eles voltam lá e veem o crescimento das árvores, eles ficam maravilhados porque cresceu muito, eles dizem: ‘olha, está maior do que eu’”, explica com entusiasmo a engenheira agrônoma e técnica de campo do CAT Sorriso, Luciana Pereira.

O projeto “Águas do Lira – Seja Amigo das Nascentes” também se destaca como uma ação transformadora promovida pelo CAT e tem foco na revitalização das nascentes da Bacia do Rio Tenente Lira, curso d’água com mais de 58 km de extensão e que já foi reconhecido como patrimônio histórico, cultural, ecológico e paisagístico de Sorriso, por uma lei municipal (Lei nº 2.179/2013).

Desde o início das atividades do projeto “Águas do Lira”, quatro nascentes já foram revitalizadas e outras quatro estão em processo de recuperação.

Apoios fundamentais para um caminho de sucesso

Durante toda a trajetória de serviços e projetos do CAT Sorriso, muitas empresas e instituições se destacam pelas parcerias realizadas, como o Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Sorriso, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), John Deere Agro Baggio, Fix Incorporadora, entre outros.

O projeto Cultivando Vida Sustentável, co-financiado pela organização IDH e empresa Cargill, é responsável pela certificação de 54 propriedades rurais, valorizando a produção responsável da soja; promove a restauração de áreas degradadas e oferece assistência técnica para pequenos produtores da agricultura familiar.

galeria de imagens

Veja também

Julho Verde alerta para o câncer de cabeça e pescoço: diagnóstico precoce é essencial para a cura

Casa de Taipa realiza 1º Gonzagão Junino com Festival de Quadrilhas em Sorriso

Anhanguera passa a oferecer atendimento gratuito do TRE por meio de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso

Sine-MT divulga 2.522 vagas de emprego no estado; 209 são em Sorriso

Polícia Civil apreende mais de mil cigarros eletrônicos em loja de Sorriso; prejuízo estimado é de R$ 600 mil

Laudo confirma que terapeuta foi morta com 16 facadas em Lucas do Rio Verde; filha segue internada