CAT Sorriso completa 19 anos de histórias, lutas e amor pela terra

Clube Amigos da Terra reúne projetos socioambientais que transformam diariamente a vida de quem vive da agricultura na região de Sorriso

O ano era 2002, começo de um novo século e início de um sonho carregado dentro do peito de agricultores de Sorriso-MT. O CAT (Clube Amigos da Terra) foi criado com o objetivo de trazer desenvolvimento tecnológico sempre em harmonia com o meio ambiente, além de concretizar projetos que realmente transformam a vida das pessoas. A instituição, que neste mês completa 19 anos de existência, relembra os fatos de passado de olho num futuro ainda mais próspero.

Melhorar a vida das pessoas está no centro de todos os projetos dentro do CAT. As iniciativas “Produzindo Valor” ou o “Cultivando a Vida Sustentável”, por exemplo, já colhem os frutos de muito trabalho, planejamento e amor pela terra.

“O CAT vem, ano após ano, se consolidando como um dos grandes apoios aos pequenos produtores e a agricultura familiar. Escutar essas histórias de vida nos comove, enche nosso coração de alegria e é nosso combustível para seguir trabalhando”, afirma a presidente do CAT Sorriso, Dudy Paiva, proprietária da Fazenda Santana.

As mais diversas ações do CAT impactam a vida de muitos pequenos agricultores, como é o caso da Rita de Cássia, moradora do assentamento Jonas Pinheiro e proprietária da queijaria Sítio Vila Láctea.

“O CAT é de grande importância para a região, pois sempre incentiva a produção sustentável e boas práticas de produção, através dos seus eventos e cursos. Todos têm um carinho e cuidado com o meio ambiente, sempre que precisamos procuramos o CAT e estão sempre dispostos a nos ajudar”, afirma Rita, dizendo que a Associação abre suas portas às mulheres, com eventos anuais voltados para elas. “Gostaria de agradecer de coração tudo que o CAT tem feito pela nossa região”, ressalta.

A história do CAT se entrelaça com o “boom” do agronegócio na região de Sorriso, o produtor Darcy Getúlio Ferrarin destaca as primeiras pautas da Associação no auxílio aos agricultores da região.

“Objetivo era difundir o sistema de plantio direto na palhada, já que na época, era plantio convencional. Isso vinha fazendo um desastre nas nossas terras, por motivo das chuvas ocasionava muita erosão. Fizemos um grande trabalho em cima disso”, afirma Ferrarin, relembrando os primeiros cursos de capacitação e trabalhos voltados ao meio ambiente para a recuperação de áreas florestais e cabeceiras de rios. “Nosso trabalho foi um sucesso e abriu portas para parcerias importantes”, recorda o produtor de soja, milho e gado da região.

Ao longo desses 19 anos, o CAT colecionou importantes parceiros e um dos mais significativos é a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que está no dia a dia ao lado dos produtores, levando conhecimento, capacitação e treinamento.

“Temos orgulho e prazer em trabalhar com uma instituição com uma visão sustentável sobre o sistema produtivo, sempre levando novas tecnologias e informações de boas práticas, se preocupando com o meio ambiente e em também agregar valor aos produtos. Vamos seguir trabalhando juntos para que os agricultores produzam mais e de maneira sustentável”, afirma o pesquisador da Embrapa, Flávio Wruck.

Quase duas décadas de histórias, trabalho e muito suor. O Clube de Amigos se mostra cada vez mais apaixonado pela Terra: que produz, alimenta, evolui e transforma a vida de toda uma região. O futuro é colaborativo e demonstra importantes horizontes pela frente.

Sobre o CAT Sorriso

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 19 anos de atuação, a Associação Clube Amigos da Terra (CAT) preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Veja também

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Operação Mata Virgem II combate desmatamento ilegal na região Norte de MT

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso