CAT Sorriso está em novo endereço e desenvolve vários projetos na área ambiental e sustentável (video)

A coordenadora de projetos do CAT – Clube Amigos da Terra, Cristina Delicato esteve no programa A Voz do Povo para falar sobre os projetos desenvolvidos pela associação na busca de sustentabilidade.

“Estamos desde 2002, são vinte anos de história, trazendo esse foco de sustentabilidade aqui para região de Sorriso. O CAT é uma ferramenta usada para disseminar as boas práticas agrícolas. Estamos numa semana de trabalho de certificação e de auditorias de propriedades que estão dentro do nosso foco de boas práticas agrícolas, que é a certificação agrícola das propriedades rurais de soja e de milho”.

Ela explica como é feito o acompanhamento das propriedades até o processo de certificação “Depois de um ano de monitoramento da propriedade rural, nós recebemos um equipe de auditoria, que identifica que todas as boas práticas estão sendo usadas dentro do padrão de certificação e essa validação gera para cada tonelada de grão produzido, um crédito que vai para uma plataforma e essa plataforma nós comercializamos e devolvemos para o produtor. Então nossos produtores já estão recebendo pelos serviços ambientais, em dinheiro. Esse ano que passou nós comercializamos 267 mil toneladas de crédito e todo esse crédito voltou para o bolso do produtor rural”.

Os produtores que ainda não fazem parte do projeto de certificação podem procurar o CAT “Sim o CAT está de portas abertas, inclusive nós temos que atingir uma meta de certificação para a região, que nós fazemos parte do Pacto Sorriso do Programa Produzir, Conservar e Incluir, do Governo do Estado, em parceria com instituições da Europa e outros países. E foi estabelecido que o CAT, em parceria com outros produtores, viessem a alcançar esta meta. Porque nós precisamos mostrar ao mundo que a gente faz certo”.

Para os interessados em participar do Programa de Certificação podem procurar o CAT em novo endereço: na Rua Rui Barbosa, no Centro, ao lado da TV Cidade Verde, em um espaço amplo e confortável para melhor receber. O CAT funciona de segunda a sexta em horário comercial. (65) 99262 -3366 (Cris Delicato).

O CAT recebeu uma visita da Embaixada Americana, a APEX Brasil e a EMBRAPA. A APEX está realizando uma excursão com jornalistas Europeus para conhecer a nossa região e os projetos da Embrapa que é uma grande aliada nos projetos realizados pelo CAT. Estivemos na Fazenda Santana para contar um pouco da história do CAT para eles conhecerem o projeto de Integração Lavoura e Pecuária existente na fazenda que tem despertado a atenção que o diferencial que essa técnica traz de benefícios para o solo e para a produção agrícola. Inclusive a Fazenda Santana é uma das que fazem parte do nosso programa e as propriedades envolvidas estão colhendo bons frutos. Viemos de Foz do Iguaçu do Congresso sobre Plantio Direto, onde o CAT, através da Dudy Paiva recebeu o prêmio de Mérito Conservacionista”.

Nossa outra meta é estar sempre fazendo a difusão de tecnologias para nosso público, não só o produtor rural, mas a sociedade, prova disso é o projeto Agro na Escola que estamos desenvolvendo com as crianças, há doze anos que trabalhando junto as escolas, com as cartilhas, parceria com o Município e com o Corpo de Bombeiros. Estamos promovendo um concurso de desenho com o tema O Agro na Escola. Esse semestre a gente começa as excursões nas propriedades para levar os alunos pra conhecer uma fazenda, a parte de produção, as unidade demonstrativas de recuperação de áreas degradadas”.

Hoje estamos com 102 mil hectares de áreas certificadas e 60 mil em processo de certificação. Éramos para estar atingindo 180 mil hectares este ano, mas tivemos alguns problemas com fazendas que não estavam aptas a entrar no programa de certificação. Nossa meta é fechar esses 180 mil até fevereiro de 2023 e buscar mais 70 mil hectares até 2024. Sorriso representa na parte da certificação 3% da produção mundial e 20% no Brasil e já temos um reconhecimento internacional em relação a isso ao longo desses anos de trabalho”.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade