CAT Sorriso realiza semana de eventos técnicos voltados à agricultura familiar

Semana Cultivando Vida Sustentável acontece de 29 a 03 de dezembro; programação reúne temas como compostagem, plantas medicinais, gestão de propriedades, ações sociais entre outros

O prefeito Ari Lafin participou ontem (29) da abertura da “Semana Cultivando Vida Sustentável”, realizada pelo CAT (Associação Clube Amigos da Terra CAT – Sorriso). Ari destacou a importância do evento voltada à agricultura familiar. “Nossa meta é fortalecer a rede da agricultura familiar, propiciar mais condições para que os pequenos agricultores tenham segurança para produzir”, disse. Além de Ari, também participaram do evento o vice-prefeito Gerson Bicego e o secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn.

Sobre o evento

A meta do CAT é levar informação de qualidade e capacitação aos pequenos produtores da agricultura familiar de Sorriso, para isso, o evento que iniciou ontem (29) segue até o dia 03 de dezembro.

A programação extensa contará com diversas iniciativas em campo e orientações técnicas sobre agroecologia, restauração florestal, compostagem, plantas medicinais, desafios e oportunidades, gestão de propriedades, ações com a comunidade, segurança alimentar, entre outros.

Nos cinco dias de evento, o CAT irá promover iniciativas juntos aos produtores, mas também com as Secretarias Municipais a fim de fomentar o desenvolvimento sustentável do município, discutindo pautas como políticas públicas regionais e municipais, além da produção e consumo local de alimentos.

Os interessados podem se inscrever pelo link ou acompanhar virtualmente pelo Canal CAT no YouTube. “Queremos promover um momento de compartilhamento de informações relevantes para todos os elos da cadeia. A Semana Cultivando Vida Sustentável é uma grande oportunidade para promover e incentivar o desenvolvimento sustentável de Sorriso e região, por meio da agricultura familiar que é tão relevante”, destaca a presidente do CAT Sorriso, Dudy Paiva.

O Projeto Cultivando Vida Sustentável tem por objetivo valorizar a produção responsável de soja, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para pequenos produtores da Agricultura Familiar. A iniciativa conta com o aporte financeiro do IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), além de recursos oriundos de contrapartidas em treinamentos e investimentos privados, liderados pelo CAT Sorriso.

Já a Semana Cultivando Vida Sustentável também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, o CIDESA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires) e o Instituto Federal do Mato Grosso.

Confira a programação completa do evento:

29/11

14h às 17h – Palestra Desafios e Oportunidades para a Agricultura Familiar no âmbito do CIDESA

19h – Abertura oficial do evento

30/11

07h30 – Dia de Campo Restauração Florestal – Fazenda Santana

14h – Dia de Campo – Campus Experimental IFMT

01/12

08h às 11h30 – Palestra Cultivo e uso popular e tradicional de plantas medicinais e panc’s

14h às 17h – CIDESA – Estratégias de bem-estar social a partir de uma alimentação saudável

20h – Webinar sobre gestão das propriedades certificadas RTRS (Acesse o link: https://url.gratis/yK66jP)

02/12

08h às 11h30 – Palestra Fitoterapia e plantas medicinais na atenção à saúde no SUS

14h às 17h – Reunião com secretarias municipais de saúde sobre práticas integradas e complementares na atenção à saúde

03/12

08h às 11h30 – Palestra políticas públicas regionais e municipais de seguranças alimentar e nutricional

14h às 17h – Reunião com as secretarias municipais de educação e agricultura sobre produção e consumo regional de alimentos e o papel das compras públicas

SOBRE O CAT SORRISO

O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 19 anos de atuação, a Associação Clube Amigos da Terra (CAT) preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

galeria de imagens

Veja também

cavalo ruas de sorriso

Sorriso: cavalo circula por ruas da cidade e chama a atenção da população

Fiscalização na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt

Governo de MT não participa de operação em Reserva Roosevelt

anta-resgatada-pela-sema

Anta encontrada com corte na cabeça por faca recebe aplicação células-tronco em MT

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-17T151055.826

Coleta seletiva de resíduos será gradativamente ampliada a partir da próxima semana

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-17T145148.280

Equipe que coleta resíduos sólidos vai para o Setor 8 na próxima semana

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-16T170400.704

Dia de Campo irá apresentar a realidade de uma Horta Urbana