Agronegócio é responsável por quase 1/3 do PIB do país

O agronegócio é um dos setores de maior crescimento no país. Ele é responsável por uma fatia substancial do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, calculada em 27,4% em 2021 – a maior desde 2004.

Dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), apontam que o setor bateu recordes sucessivos nos anos de 2020 e 2021.

Para suprir a demanda, muitos profissionais estão sendo contratados para trabalhar no setor, que sofreu diversas mudanças com o avanço da tecnologia. Então a área vê um aumento na procura por profissionais que atuem em áreas como tecnologia, estratégia, marketing e comercial, além das oportunidades para cargos operacionais, como cultivo e manejo dos alimentos.

Geração de empregos no agronegócio

Dados do Empregos.com.br, um dos maiores portais de recrutamento do país, apontam que o número de vagas criadas no setor cresceu 96,4% nos últimos quatro anos. Em 2019, eram 2.200 vagas e, em 2022, a oferta subiu para 4.321. No momento, o site está com 425 vagas abertas no setor.

De acordo com a empresa, os cargos com mais oportunidades, são representante comercial (7%), motorista (4%) e operador de máquinas (3%).

Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, explica que a modernização do agronegócio, seja na área da gestão de negócios ou nas atividades de cultivo, é um dos pontos-chave para a mudança no perfil do colaborador.

“Hoje, existem vagas que vão além do trabalho no interior, onde está concentrada a maior parte das companhias. Assim, isso traz oportunidades para diversas funções ligadas ao agronegócio”, conclui Sodré.

Veja também

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Soja: exportações do 1º trimestre atingem recorde para o período