Centro de Atenção Psicossocial promoveu tarde cultural no Marco Zero

Debater. Ressaltar a importância de falar sobre saúde mental. Destacar as formas de acesso e o cuidado com o outro. E também a importância de viver experiencias agradáveis que auxiliam a ver a importância de cada instante. Sentir o quanto viver é bom. Foi com esse intuito que a Prefeitura Municipal promoveu na última sexta-feira, 14 de outubro, uma tarde inteirinha voltada à saúde mental no Marco Zero.

E quem passou por lá, para destacar a importância de ações simples, como dar um bom dia, se interessar pelo outro de verdade foi o prefeito Ari Lafi. Para o prefeito o momento cultural exclusivo aos usuários da saúde mental mostrou que “todos podemos e devemos ser o protagonista principal das nossas vidas”.

Além do prefeito, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, também conferiu o evento e fez questão de ressaltar o quanto a arte auxilia no processo de cura. “A arte faz sorrir, motiva; é lindo ver as pessoas com brilho no olhar”, destacou.

A ação foi organizada pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Maria Zélia da Silva Cosmos. Conforme o coordenador do CAPS, Ricardo Alves, o evento teve dois grandes viés: ampliar o acesso dos usuários de saúde mental à cultura e arte e possibilitar que momentos como esse auxiliem no processo de cura desses pacientes. Ricardo lembrou que, infelizmente, o usuário de saúde mental acaba sendo estigmatizado e excluído do processo social, deixando de praticar ações simples, como ir ao cinema por medo e vergonha.

Já o secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, frisou que várias secretarias municipais estiveram unidas na promoção da tarde especial e quem foi até o Marco Zero pode ouvir o Coral da Terceira Idade; apreciar a Fanfarra do Município; as apresentações de capoeira, balé, teatro e música em uma integração que além das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação e Cultura, uniu também instituições sociais, escolas privadas e o Instituo Federal de Mato Grosso.

Dia Mundial da Saúde Mental

Em 1992, a Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) instituiu a data de 10 de outubro como forma de chamar a atenção, em escala global, das pessoas e dos governos para o cuidado com a saúde mental. A proposta é cuidar da saúde mental independe da etnia, nacionalidade, condição econômica e gênero.

Veja também

Adeus a Gerson Bicego: Presidente da Câmara de Sorriso falece e deixa um Legado de Compromisso e Humildade

SES alerta população sobre importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Novos gestores assumem liderança dos Consórcios do Vale do Teles Pires

Associação de Mulheres que apoiam mulheres organiza evento alusivo ao Janeiro Branco

Coordenadora da Unidade de Coleta e Transfusão de Sorriso destaca avanços e importância da doação de sangue em 2024

Psicóloga Karlla Mariani aborda o impacto do Natal para quem sente a ausência de entes queridos