Centro de Atenção Psicossocial promoveu tarde cultural no Marco Zero

Debater. Ressaltar a importância de falar sobre saúde mental. Destacar as formas de acesso e o cuidado com o outro. E também a importância de viver experiencias agradáveis que auxiliam a ver a importância de cada instante. Sentir o quanto viver é bom. Foi com esse intuito que a Prefeitura Municipal promoveu na última sexta-feira, 14 de outubro, uma tarde inteirinha voltada à saúde mental no Marco Zero.

E quem passou por lá, para destacar a importância de ações simples, como dar um bom dia, se interessar pelo outro de verdade foi o prefeito Ari Lafi. Para o prefeito o momento cultural exclusivo aos usuários da saúde mental mostrou que “todos podemos e devemos ser o protagonista principal das nossas vidas”.

Além do prefeito, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, também conferiu o evento e fez questão de ressaltar o quanto a arte auxilia no processo de cura. “A arte faz sorrir, motiva; é lindo ver as pessoas com brilho no olhar”, destacou.

A ação foi organizada pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Maria Zélia da Silva Cosmos. Conforme o coordenador do CAPS, Ricardo Alves, o evento teve dois grandes viés: ampliar o acesso dos usuários de saúde mental à cultura e arte e possibilitar que momentos como esse auxiliem no processo de cura desses pacientes. Ricardo lembrou que, infelizmente, o usuário de saúde mental acaba sendo estigmatizado e excluído do processo social, deixando de praticar ações simples, como ir ao cinema por medo e vergonha.

Já o secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, frisou que várias secretarias municipais estiveram unidas na promoção da tarde especial e quem foi até o Marco Zero pode ouvir o Coral da Terceira Idade; apreciar a Fanfarra do Município; as apresentações de capoeira, balé, teatro e música em uma integração que além das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação e Cultura, uniu também instituições sociais, escolas privadas e o Instituo Federal de Mato Grosso.

Dia Mundial da Saúde Mental

Em 1992, a Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) instituiu a data de 10 de outubro como forma de chamar a atenção, em escala global, das pessoas e dos governos para o cuidado com a saúde mental. A proposta é cuidar da saúde mental independe da etnia, nacionalidade, condição econômica e gênero.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde