Centro Histórico-Cultural de Sorriso está aberto para visitação

Procurando um passeio interessante para fazer com a família? Que tal uma visita ao Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser. Os museus são um lugar e tanto para aprender sobre arte, cultura e história.

Localizado na Praça da Juventude, o Centro Histórico-Cultural foi inaugurado no dia 1º de agosto e, desde então, está aberto à comunidade para visitação de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas.

De acordo com a coordenadora, Maria Amélia de Souza Rossi, qualquer cidadão pode visitar o local, porém as escolas que quiserem levar turmas de alunos precisam fazer o agendamento. Para que o momento seja bem proveitoso, a equipe oferece um material orientativo sobre a visitação, que é guiada por mediadores.

O Museu, que leva o nome do pioneiro Darci Luiz Sganderla, conta a história de Sorriso de uma forma dinâmica e interativa, a partir de exposições semipermanentes e temporárias. O mobiliário moderno em forma de lego possibilita a criação de diversos ambientes. Conforme a coordenadora, a intenção é trazer diversas temáticas fazendo uma conexão entre passado, presente e futuro. “Por meio de exposições temporárias e fontes vivas, estamos contando como foi o início da colonização de Sorriso”, explica.

A visitação segue um roteiro que inicia com a apresentação do documentário “A origem do Sorriso”, que conta como surgiu o nome da cidade na versão dos pioneiros. Em seguida, os visitantes apreciam duas exposições fotográficas: a mostra “Sorriso ontem, Sorriso hoje”, com fotos do acervo do pioneiro Eugênio Ernesto Destri que contam a história do Município; e a exposição “Encantos da Nossa Terra – Sorriso para o mundo, com 40 fotografias premiadas que trazem imagens cotidianas com os temas “Natureza”, “Pontos Turísticos” e “Desenvolvimento econômico”.

Em um misto de antiguidade e modernidade, as obras de arte expostas no Museu possuem QR Codes, que possibilitam maior interação e uma experiência enriquecedora aos visitantes, que terão acesso a informações como o nome da obra e seu autor.

Segundo Maria Amélia, em breve o Museu ficará aberto também aos sábados e domingos, no período da tarde, e em feriados. “Iremos ampliar os horários para que todos possam visitar o espaço e encontrar diversos registros de nossa história e retratos de nossa cultura”.

Visitas ao Centro Histórico-Cultural podem ser agendadas pelos telefones: (66) 99726-3440 (Vilma); (66) 98403-4183 (Maria Amélia) ou (66) 99920-0209 (Loiane).

Veja também

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso