Ceope realiza ação de conscientização sobre higienização correta das mãos

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), unidade especializa gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), promoveu nesta quarta-feira (05.05) uma ação de conscientização no Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Como forma de reforçar a prática correta de higienização das mãos, foi distribuído kit com manual e frasco com álcool em gel 70% aos mais de 40 profissionais que seguem trabalhando presencialmente na unidade. Os frascos com álcool foram doados por uma empresa que presta serviços para o Centro Estadual.

A diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, esclarece que a ação envolveu desde os trabalhadores da limpeza e da recepção, que atuam no atendimento inicial dos pacientes, até os cirurgiões-dentistas.

“Sobre a importância da higienização das mãos, muita gente já sabe, mas é preciso aplicar a técnica correta. Então essa sensibilização foi no sentido de abordar o tempo e os intervalos corretos para a higienização das mãos, os movimentos que precisam ser feitos para que essa higienização seja efetiva”, explicou a gestora.

A enfermeira que atua no Ceope, Joelma Schuindt, também enfatizou que “o hábito de higienização previne e reduz infecções, promove a segurança do paciente, dos profissionais e dos demais usuários do sistema de saúde”.

Veja a imagem do passo a passo de como higienizar corretamente as mãos – seja com álcool 70% ou água e sabão.

De acordo com a diretora do Centro Estadual, todas as pessoas, independentemente de serem profissionais da saúde ou atuarem na área, devem ter o hábito de higienizar as mãos frequentemente.

“É muito importante que haja a higienização das mãos entre uma ação e outra. Às vezes você está até mesmo no computador e vai atender ao telefone, por exemplo, o ideal é que faça a higienização entre essas ações, que são rotineiras. A pandemia exige essa nossa atenção”, alertou a gestora do Ceope. 

Dia Mundial de Conscientização

O Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância desta prática de higiene na prevenção às infecções.

Para os profissionais da saúde, a OMS ainda estipula 5 momentos em que deve haver a higienização das mãos. Veja:

Momento 1 – antes de contato com o paciente;

Momento 2 – antes da realização de procedimento;

Momento 3 – após risco de exposição a fluidos biológicos;

Momento 4 – após contato com o paciente;

Momento 5 – após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente. Cuidando direta ou indiretamente do paciente.

Mais informações sobre a higienização correta das mãos podem ser acessadas nos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde