Cerca de 10 mil espectadores passam pelo Skate Park durante campeonato nacional

Isabelly Ávila e Wallace Gabriel ficaram com o título na modalidade Street; Raicca Ventura e Pietro Nunes, na modalidade Park

A atleta da Seleção Brasileira de Skate, Isabelly Ávila, e a finalista Olímpica  em Paris (2024) e campeã mundial, Raicca Ventura, levaram a melhor e conquistaram o primeiro lugar nas modalidades Street e Park Pro, respectivamente, na inauguração do maior complexo de skate da América Latina, o Skate Park, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, durante a etapa final do Campeonato Nacional de Skateboarding, neste domingo (21.12). No masculino, Wallace Gabriel, finalista no World Skate Tour no Japão, e Pietro Nunes, de 14 anos com técnica impecável, sagraram-se campeões da etapa nas modalidades Street e Park, respectivamente.

Legenda – Secretário David Moura e a campeã Raicca Ventura – Créditos – Tonico Pinheiro/Secom-MT

 

Realizado pela Confederação Brasileira de Skateboarding, em parceria com a Federação Mato-grossense de Skate (FMTSK), o evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Com entrada gratuita, cerca de 10 mil pessoas acompanharam as competições durante os cinco dias do Circuito.

“Foi fenomenal e inacreditável. Mais do que sonhávamos: a final de um brasileiro com os melhores skatistas do país. Todos gostaram muito da pista, da estrutura, desde alojamento, climatizadores, lanches, só tivemos elogios”, avalia o presidente da Federação Mato-grossense de Skate (FMTSK), Roberto Gonçalves Peron, o Bob Peron.

Os atletas elogiaram a estrutura. De São Paulo, Vitor Hugo, da categoria Street, avaliou a qualidade das pistas. “Estou muito feliz de estar aqui, conhecendo Cuiabá pela primeira vez, e também feliz porque fizeram um Park de skate de alta qualidade para andarmos. A estrutura está sensacional, uma das maiores que eu já participei”, destacou.

Ele já praticou de outras etapas do Brasileiro e do STU (Skate Total Urbe), principal circuito brasileiro de skate, que promove competições profissionais de Street e Park para atletas de elite.  “É uma estrutura legal de estar, com alimentação e climatização para os atletas”, completou.

Outros destaques do circuitos nacionais e internacionais de skate que prestigiaram as pistas do Skate Park foram Augusto Akio, de medalhista olímpico e campeão mundial na modalidade Park, Luiz Francisco, de São Paulo (SP), quarto lugar na Olimpíadas de Tóquio (2020), com participação no Circuito Mundial, e Dora Varella, que acumula duas olimpíadas, sendo a quarta colocação em Paris. A delegação da Seleção Brasileira de Skate, com 21 pessoas, também compareceu em peso.

Legenda – Premiação modalidade street masculina – Créditos – Tonico Pinheiro/Secom-MT

 

O Skate Park é o primeiro espaço em Mato Grosso a ter pista na modalidade Park, com “piscina” e “grande bacia”, o Bowl, que prioriza a fluidez e capacidade técnica. “A categoria Park é inédita em Mato Grosso. Esta é a primeira pista do Estado”, explica Bob. Na modalidade Skate Street, o esportista simula manobras em um ambiente urbano, com obstáculos como corrimãos, escadas, bancos e muretas.

Amador e Master

Vicente Rigobello e Paulo Oliveira foram os vencedores masculinos na categoria amador, nas modalidades Park e Street, respectivamente. De Fortaleza, Júlia Cidrão venceu no feminino, modalidade Street. Já Marcos Vasconcelos foi o primeiro lugar no masculino Master.

Veja também

Karatê sorrisense celebra conquistas em 2025 e projeta ainda mais vitórias em 2026

Secel abre inscrições para Bolsa Técnico com pagamentos mensais

Jogos Olímpicos da Rede Estadual reúnem mais de 5,5 mil estudantes em Cuiabá

Judô sorrisense celebra ano “abençoado” com conquistas e forte trabalho social

Secretário Odimar Bianchin faz balanço e afirma: 2025 foi um ano histórico para o esporte em Sorriso

Jogos das Crianças 2025 movimentam Sorriso entre 1º e 5 de dezembro