Cerca de 97% da população já recebeu uma dose de imunizante contra a covid-19

Mais de noventa mil doses aplicadas; 96,86% da população com 18 anos ou mais com uma dose no braço e 45,55% da população sorrisense com as duas picadinhas de esperança ok. Esses dados equivalem a 90.396 doses aplicadas, sendo 60.590 de primeiras doses e 29.635 ou de segundas ou de doses únicas. E é com esses números que as equipes de imunização contra a covid-19 iniciaram o trabalho de vacinação hoje (28), em que estão sendo aplicadas primeiras, segundas e as doses de reforço para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos.

Ainda ontem (27), foram imunizados adolescentes de 12 a 17 com comorbidades, incluindo deficiências permanentes, gestantes e puérperas por livre demanda. Já adolescentes entre a 12 a 17 anos sem comorbidades devem acompanhar o site da Prefeitura, pois o agendamento para esse público-alvo será liberado nos próximos dias.

No total geral de ontem, o Município aplicou 904 doses de imunizantes: 340 primeiras doses ou por agendamento nos PSFs ou para adolescentes e 564 segundas doses nos postos do Centro de Eventos do Rota do Sol e do PSF Nova Integração (Upinha) da Zona Leste.

Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, a consciência coletiva da necessidade da imunização é um dos pontos que possibilitam o avanço dos números em Sorriso. “A vacina já comprovou sua eficácia: diminuímos internações, casos graves e também gravíssimos. Nossa população já entendeu a importância de buscar a imunização”, pontua ao citar como exemplo o número de novos casos registrados no fim de semana: 20 no total. “Não tínhamos um número assim em um fim de semana a mais de um ano. Queremos zerar o número de positivos e perceber que os números estão realmente diminuindo nos deixa esperançosos”, frisa.

Marchioro destaca ainda o empenho da equipe. “Conseguimos alcançar esses números com um trabalho coletivo; com pessoas comprometidas com a profissão que escolheram e com a saúde da população. Também estamos tendo uma resposta positiva da população que está agendando e comparecendo, fazendo valer o ditado de que ‘vacina boa é vacina no braço’”, diz.

Hoje o Município está vacinando a população com 18 anos ou mais, além de lactantes com filhos de até dois anos de idade e também aplicando a dose de reforço em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos. Vale lembrar a todos que os frascos são multidoses, por isso, a importância do comparecimento de quem agendou para evitar o desperdício de imunizantes.

Além disso, nos próximos dias deve entrar no ar o link para agendamento de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Vale lembrar que estes devem comparecer acompanhados de um responsável no momento da imunização e que as gestantes tanto maiores como menores de idade precisam apresentar a autorização médica para a vacina. E mais um recadinho, esse para as gestantes e puérperas dos dois grupos: para esse público específico o agendamento da vacina está liberado pelo site da Prefeitura!

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 3545-8000 em horário comercial.

Veja também

Dezembro vermelho: Ministério da Saúde alerta sobre aumento de casos de HIV em idosos

SES realiza Dia D contra a dengue nesta sexta-feira (29)

SES alerta a população para combater o Aedes aegypti no período de chuvas

ONG Cirinho Sorrindo segue com as campanhas Outubro +Que Rosa e Novembro +Que Azul

Gilberto Figueiredo retorna à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso

Estados Unidos confirmam primeiro caso de nova variante da mpox