Chikungunya avança em Sorriso com 487 casos confirmados em 2025

Os bairros Vila Bela, São José I e Novos Campos concentram a maioria das ocorrências

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), divulgou nesta terça-feira (07) um alerta sobre o avanço das arboviroses em Sorriso. O destaque é o número crescente de casos de chikungunya, que já soma 487 confirmações apenas entre janeiro e abril deste ano.

O pico da doença foi registrado em março, com 230 casos confirmados. Em janeiro foram 59, em fevereiro 88, e em abril, mais 110 registros. Os bairros mais afetados são o Vila Bela (57 casos), São José I (30), Novos Campos (29), Rota (25) e Bela Vista (21). O município de Boa Esperança do Norte, ainda vinculado a Sorriso no Ministério da Saúde, contabiliza 37 casos de chikungunya no mesmo período.

Já a dengue teve 88 confirmações no total, com maior incidência no Centro (8 casos) e no Rota do Sol (7). As notificações de zika vírus foram todas descartadas após investigação.

As unidades de saúde que mais realizaram notificações foram a UPA Sara Akemi Ichicava, com 501 notificações e 46 confirmações para dengue, além de 289 notificações de chikungunya, das quais 249 foram confirmadas. A Unidade Mista de Saúde de Boa Esperança do Norte registrou 44 casos de chikungunya.

Segundo o secretário de Saúde, Vanio Jordani, o controle da proliferação do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, enfrenta resistência de alguns proprietários de comércios e moradores que não permitem a entrada dos agentes. Ele reforça a importância do trabalho das equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, que atuam diariamente nas ruas.

A orientação da Semsa é que cada morador reserve dez minutos por semana para verificar e eliminar possíveis criadouros em casa ou no trabalho. “Nossa missão é cuidar e orientar. Não queremos aplicar multas, mas precisamos da colaboração da população”, afirma Jordani. Denúncias podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (66) 99600-1462.

Em caso de sintomas, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para diagnóstico e tratamento adequado.

Veja também

Projeto de equoterapia “Sonho Meu” corre risco de encerrar atividades em Sorriso

Prefeitura de Sorriso não terá expediente na segunda (12) e terça-feira (13)

Polícia Civil desarticula associação que fraudava execução de contratos públicos para perfuração de poços artesianos

Evento em Sorriso apresentará quatro novas cultivares de milho altamente rentáveis

Delegacia de Sorriso registra várias ocorrências de estelionato após WhatsApp clonado

Polícia Civil conclui que crime que resultou na morte de adolescente encontrada em poço teve motivação passional