Um temporal com duração de 35 minutos alagou ruas da região central e causou muitos estragos no fim da tarde desta quinta-feira, 26, em São Carlos, no interior de São Paulo. Houve queda de granizo e destelhamento de casas na zona periférica da cidade. A força da enxurrada destruiu o asfalto e arrastou carros, chegando a empilhar alguns veículos. Conforme a Defesa Civil, a chuva acumulada chegou a 138 milímetros.
De acordo com a Guarda Civil Municipal, a região mais atingida foi o entorno do Mercadão e a região do Parque do Bicão. Na rua Raimundo Correa e no pontilhão da Praça Itália, os carros foram arrastados e os ocupantes entraram em pânico, mas ninguém se feriu. Moradores ajudaram as pessoas que ficaram ilhadas.

Na rua Episcopal, a enxurrada levantou placas do asfalto e invadiu lojas que tinham se preparado para o Black Friday. A prefeitura emitiu alerta às pessoas para que não saíssem de casa até que os alagamentos cessassem.
A estátua foi instalada na rotatória, que fica na confluência das ruas Jesuíno de Arruda e José Bonifácio e Avenida Comendador Alfredo Maffe, em 2019, com o intuito de dar mais visibilidade ao monumento.
Com o impacto do carro, a estrutura foi arrancada e saiu boiando na enxurrada. Ela foi encontrada horas depois um pouco danificada.
