Circo da Vacinação em Sorriso rende mais de 300 picadinhas e adesão da população surpreende

No último sábado, 22 de julho, a Praça da Integração em Sorriso foi palco de um evento inovador para a campanha de imunização contra a COVID-19 e outras doenças. O “Circo da Vacinação” reuniu a magia do circo com a importância da proteção através das vacinas, e os resultados foram surpreendentes. Ao todo, foram aplicadas 311 doses de imunizantes diferentes, atendendo 158 pessoas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vaccaro, expressou sua satisfação com a alta adesão da população ao evento: “A adesão foi alta, ficamos muito felizes com a recepção da população em nos ouvir e atender o chamado; havia muitos cartões com vacinas em atraso e quem passou por lá se divertiu, viveu a magia do circo e saiu protegido”. O evento ofereceu mais de 15 tipos diferentes de imunizantes, proporcionando uma ampla gama de escolhas aos cidadãos.

Para aqueles que, por algum motivo, não puderam comparecer ao “Circo da Vacinação” no sábado, Taynná alerta que todos os imunizantes, incluindo a vacina contra a gripe, continuam disponíveis. Ela enfatizou que qualquer pessoa acima de seis meses pode e deve receber a vacina contra a gripe, além das vacinas de rotina que estão disponíveis para toda a população, desde recém-nascidos até idosos que não tenham recebido as doses, seguindo a orientação da faixa etária para cada imunizante.

Para garantir que o cartão de vacinas esteja em dia e atualizado, ou para verificar se alguma dose está em atraso, basta procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência, onde a equipe poderá conferir e orientar adequadamente. Além do cartão de vacinas, é recomendado apresentar o cartão SUS e o CPF para facilitar o atendimento.

Sobre a vacinação contra a influenza, os números atualizados nesta segunda-feira, 24 de julho, mostram que Sorriso já aplicou 22.505 doses contra a gripe, e esse número ainda não inclui as doses aplicadas no “Circo da Vacinação”. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o município é de 26.393 doses a serem aplicadas.

A vacina contra a gripe em Sorriso está disponível para qualquer pessoa acima de seis meses desde 16 de maio. Para receber a vacina, basta procurar qualquer PSF com o cartão de vacina e o CPF ou cartão SUS. As equipes nos PSFs já verificam se está tudo em dia e, além do imunizante contra a gripe, garantem que todas as outras doses das vacinas de rotina estejam em dia.

Para facilitar o acesso à vacinação, a Sala Descentralizada de Vacinas, que atende no PSF Central, funciona das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Além disso, os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, abrindo suas portas até às 19h para oferecer o imunizante à população.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo