Claudio Oliveira assume Secretaria de Governo após exoneração de Hilton Polesello

A partir de hoje, segunda-feira, 10 de junho, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde), Claudio Oliveira, assumirá também as responsabilidades da Secretaria de Governo (Semgov), anteriormente chefiada por Hilton Polesello. A mudança ocorre após a exoneração de Polesello, solicitada por ele próprio e formalizada pela portaria 1.615, de 5 de junho, publicada na edição de hoje do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso.

A exoneração de Polesello faz parte do trâmite necessário ao cumprimento da legislação eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os prazos para a desincompatibilização – ou afastamento de funções públicas para candidatos a cargos eletivos – variam conforme a função ocupada e a vaga pretendida. Este ano, o primeiro turno das eleições será em 6 de outubro.

Os secretários municipais ou membros de órgãos semelhantes que desejam concorrer a uma vaga de vereador devem se afastar do cargo seis meses antes da eleição. Para aqueles que almejam os cargos de prefeito ou vice-prefeito, o prazo é de quatro meses.

Para servidores públicos, sejam estatutários ou não, a Justiça Eleitoral determina um prazo de desincompatibilização de três meses para a disputa dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Veja também

PL Mulher se prepara para receber Michele Bolsonaro em Sorriso

Michelle Bolsonaro participará de encontro de lideranças femininas da direita em Sorriso

Governo de Mato Grosso terá orçamento de R$ 40 bilhões em 2026

Mauro Mendes inaugura escolas e recebe novas demandas em visita a Sorriso

Governo de Mato Grosso institui Política de Dados Abertos para fortalecer transparência e controle social

Mato Grosso não terá novas cadeiras para deputados federais e estaduais