Em Sorriso, agora é realidade a clínica de tratamento renal, que após anos de impasse, a gestão municipal entrega o prédio a empresa ganhadora da licitação, a fim de operar o local, atendendo cerca de 30 pacientes de Sorriso, que antes, precisavam deslocar-se até Sinop, em uma jornada de mais de 10 horas para realizar o tratamento.
O Instituto Nefrológico, responsável pela administração do espaço, atua em Mato Grosso há 30 anos, Sorriso é a terceira clínica que o médico nefrologista Dr. Vitor Carlos inaugura. O local levará o nome de Adilson Martins, homenageando o jornalista, que no final de 2023 não resistiu aos problemas renais cônicos.
O local foi oficialmente inaugurado na noite de quinta-feira (04/07), porém, já iniciou os atendimentos dias antes, como o caso do Dionísio, de 81 anos, que precisava deslocar para Sinop 3 vezes na semana e, agora, com a inauguração da clínica de tratamento renal em Sorriso, será mais fácil para dar continuidade. Dionísio ainda relatou que já escolheu a cadeira que realizará todo tratamento, e sente-se muito feliz com mais esta conquista da gestão.
A cerimônia de inauguração contou a participação de diversas autoridades do âmbito politico administrativo, como prefeitos da região que também serão beneficiados com a inauguração do centro de hemodiálise e deputados que auxiliaram na articulação junto ao tribunal de contas e demais entidades, devido vários impasses que a gestão sofria até a oficialização do licenciamento para que isto se tornasse real.
Esta previsto o atendimento de 54 pacientes com necessidade mensal de aplicação de R$ 300 mil. Além dos 30 pacientes sorrisenses, com a operação da Clínica em Sorriso devem ser atendidos nove pacientes de Nova Mutum; 11 de Lucas do Rio Verde. Os outros quatro pacientes são dos municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah. Contudo, dependendo da demanda, o número de pacientes atendidos pode chegar a até 84 pessoas.