Cobra cascavel com duas cabeças que teria sido encontrada em MT não seria real, segundo biólogo

A foto de uma cobra de duas cabeças que teria sido encontrada em Mato Grosso se trata de uma montagem. Segundo o biólogo especialista em serpentes Henrique Abrahão Charles, é possível que haja cobras siamesas, mas não é o caso da cobra da foto.

O biólogo explica que há dois pontos cruciais que mostram porque a serpente não é real. O primeiro é o relato de pessoas dizendo que a cobra está aparecendo em vários estados do Brasil, como em Minas Gerais, Ceará e até em outros países, como Argentina.

“Ninguém sabe a localização exata dessa cobra, não sabe de onde surgiu e espalham as fotos falando que são de vários locais”, explicou o biólogo.

Além da localidade, o segundo ponto é a união das duas cabeças. Henrique explica que existem cobras siamesas, além de outros animais e seres humanos também.

Siamês é o nome utilizado para quando não há uma divisão correta da célula. O próximo passo seria formar dois embriões para que futuramente fossem gêmeos, não o processo não foi feito corretamente.

“Pode acontecer com todos os animais, inclusive seres humanos. É um erro que uniu os embriões formando siameses, mas 99% das vezes o animal ou ser humano morre”, disse.

O problema encontrado na imagem é a parte em que as duas cabeças estão unidas. O biólogo explicou que, quando há duas cabeças, a união se forma a partir da coluna e, na imagem, parece que as cabeças estão unidas pela barriga, o que não é normal.

“Ela teria que, muito provavelmente, estar unida pela coluna e não há uma divisão na coluna. Parece que ela está saindo da barriga da outra. Não é o padrão normal uma cobra sair da barriga de outra cobra, o que me faz acreditar que essa foto é fake”, contou.

Veja também

Sema deflagra 298 operações e aplica R$ 1,6 bilhão em multas contra crimes ambientais em 2024

Programa Eco Sorriso avança em cobertura, mas busca maior engajamento da população

Sorriso: arquivo digital substitui papel no Calendário de Coleta de Resíduos de 2025

Justiça concede Alvará de Soltura ao vice-Prefeito de Cuiabá após prisão por descarte irregular de lixo

Escolas de Sorriso são reconhecidas pela Gestão de Resíduos no Prêmio Lixo Zero

Plataforma de monitoramento de incêndios do Corpo de Bombeiros de MT vence prêmio nacional