Tá com o calendário de coleta de resíduos sólidos na mão? Percebeu que na próxima semana haveria um intervalo entre as coletas, né? Pois é. Só que não. Para garantir ambientes mais limpos nesta reta do fim de ano e evitar a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue, por exemplo, a Prefeitura de Sorriso antecipará a coleta do Setor 4.
Setor 4 do dia 13 ao dia 17
Portanto, do dia 13 ao dia 17 de dezembro, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura passará com este serviço nos seguintes bairros: Jardim Carolina; Parque Universitário; Taiamã I e II; Pinheiros I, II e III; Flor do Cerrado; Bairro União; Jardim Liberdade; Serra Dourada; Terra Brasil; Jardim Botânico; Brasil Norte; Belvalle; São José I e II; Santa Maria I e II; Ecoville; e Cidade Jardim.
Setor 5 do dia 20 ao dia 23
Na sequência, na semana seguinte, do dia 20 ao dia 23, o serviço de coleta de resíduos vai para o Setor 5, composto pelos bairros Bela Vista, Jardim Alvorada, Jardim Bela Vista, Jardim Primavera e Vitória Régia.
Retorno em janeiro
Depois disso, é feita uma pausa de fim de ano, também necessária para manutenção das máquinas, e o serviço retorna no dia 4 de janeiro, lembrando que haverá uma equipe de plantão na Semosp neste intervalo de tempo.
O que é coletado?
Móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
Como embalar estes resíduos?
Eles devem colocados em sacos de até 60 kg e guardados dentro de cada quintal (abrigado da chuva, tá) até a semana da coleta. Colocar na calçada fora do período correto pode gerar multa.
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG – antigo Lixão). Restos de construção civil e resíduos industriais também não são coletados em casa e devem ter como o destino o DMEG, que funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h.
Além de cuidar dos quintais, como também é possível ajudar a manter a cidade limpa?
Uma forma de ajudar a evitar insetos, especialmente o mosquito da dengue, é não jogar folhas ou outros resíduos nas bocas de lobo. Estas estruturas não são lixeiras e sim escoadouros para as águas das chuvas.
Ah! E falando nisso, é preciso aumentar os cuidados com os terrenos baldios. Além de deixar estes ambientes limpinhos, sem qualquer resíduo que possa acumular água da chuva, é preciso manter estas áreas sempre roçadas, livres de mato alto.
Esta atitude, mais que evitar multas, inibe doenças provocadas por insetos ou picadas de animais peçonhentos, previne a ocorrência de acidentes e não permite que alguém que esteja mal intencionado use os “matagais” como esconderijo para cometer crimes.
Tem dúvidas, sugestões, críticas ou elogios sobre a limpeza urbana ou outro serviço prestado pela Prefeitura?
Ligue 150. Além de fazer solicitações e expor sua opinião, neste canal de comunicação também é possível obter informações e orientações sobre a covid-19.