(66) 3544-2595

Telefone

(66) 99634-6964

WHATSAPP

Com ampliação, Abrigo Municipal de Cães e Gatos vai dobrar a capacidade de atendimento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Em tempos de pandemia, em que ficar em casa, mais que um hábito, é uma necessidade, ter um animal de estimação pode ser uma fonte de alegria, de sinergia e de renovação do ânimo. Mas é igualmente uma fonte de cuidado, dedicação e muita, muita responsabilidade.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, lembrou justamente disso, da importância dos animais de estimação no dia-a-dia das pessoas, em especial das crianças e idosos, no momento da assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a obra para ampliação do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, inaugurado em 2016.

A Prefeitura vai investir R$ 263.082,43 na ampliação do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, inaugurado em 2016. O local, que nasceu a partir da reforma de uma estrutura já existente, fica às margens da BR-163, sentido Sinop, e vai ganhar dois complexos com oito baias cada. Desta maneira, deve dobrar a capacidade do Abrigo, que, inicialmente, foi projetado para atender até 70 animais. Com a intervenção, a capacidade total vai chegar aos 150.

A obra, que já constava no planejamento da Prefeitura, e também é uma solicitação do Legislativo,

deve ficar pronta no próximo quadrimestre. A cargo da empresa Thais Salton Gnoato ME, vencedora da licitação, a obra consiste na construção dois complexos com oito baias, totalizando 380,52 m².

Todo o projeto foi elaborado pela equipe da Secretaria da Cidade (Semcid), levando em consideração as necessidades apontadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), pasta responsável pelo abrigo. “Nosso foco é projetar os ambientes de acordo com a necessidade de cada setor, com foco na oferta de melhores condições de trabalho para os servidores, conforto para a população que será atendida no local, sem nunca descuidar da economicidade”, aponta o titular da Secretaria Municipal da Cidade, Ednilson Oliveira.

Dados da Sama apontam que, atualmente, mais de 120 animais estão no Abrigo, sendo 103 cães. Mas se engana quem pensa que o Abrigo é a casa definitiva dos cães e gatos que estavam perdidos pelas esquinas.

A função do local é servir como uma “casa de passagem”, em que o animal se recupera dos tempos em que estava “livre, leve e solto” e fica apto a ser o melhor amigo de alguém, por meio da adoção responsável. “O gato ou o cachorro que hoje está nas ruas pode se tornar o animal de estimação e trazer muita alegria a uma família, ajudando até mesmo pessoas que sofrem com a depressão”, reforça o prefeito.

E é justamente para este ponto que o titular da Sama, Marcelo Lincoln, pede a atenção da comunidade. “Pedimos que as pessoas ajam com muita responsabilidade, não abandonando seus animais, evitando assim o aumento da população de animais na rua”, destaca o Lincoln, lembrando que, mesmo com o investimento e a ampliação, somente com o apoio da comunidade será possível reduzir a população de animais nas ruas.

Presente à assinatura da Ordem de Serviço, o ex-vereador Fábio Gavasso, um dos entusiastas da causa dos cuidados com os animais, e que participou do processo de criação do Abrigo. “Hoje só tenho a agradecer, visto que Sorriso é uma das poucas cidades brasileiras que contam com um canil mantido pela Prefeitura”. O secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e profissionais das pastas responsáveis pela empreitada também testemunharam a assinatura.

Vale reforçar que só são encaminhados ao Abrigo os animais que estão nas ruas, sem dono. As denúncias devem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, pelo 3545 4729. Não é possível “entregar” animais no Abrigo.

Para a adoção responsável, também é importante entrar em contato pelo telefone da Sama, e, depois disso, buscar o animal no Abrigo. Pelos próximos dias, por conta da fase inicial das obras, as adoções estarão suspensas, mas em breve, a Prefeitura deve retomar o processo de entrega responsável destes animais a famílias sorrisenses.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com