Com ampliação, Abrigo Municipal de Cães e Gatos vai dobrar a capacidade de atendimento

Em tempos de pandemia, em que ficar em casa, mais que um hábito, é uma necessidade, ter um animal de estimação pode ser uma fonte de alegria, de sinergia e de renovação do ânimo. Mas é igualmente uma fonte de cuidado, dedicação e muita, muita responsabilidade.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, lembrou justamente disso, da importância dos animais de estimação no dia-a-dia das pessoas, em especial das crianças e idosos, no momento da assinatura da Ordem de Serviço (OS) para a obra para ampliação do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, inaugurado em 2016.

A Prefeitura vai investir R$ 263.082,43 na ampliação do Abrigo Municipal de Cães e Gatos, inaugurado em 2016. O local, que nasceu a partir da reforma de uma estrutura já existente, fica às margens da BR-163, sentido Sinop, e vai ganhar dois complexos com oito baias cada. Desta maneira, deve dobrar a capacidade do Abrigo, que, inicialmente, foi projetado para atender até 70 animais. Com a intervenção, a capacidade total vai chegar aos 150.

A obra, que já constava no planejamento da Prefeitura, e também é uma solicitação do Legislativo,

deve ficar pronta no próximo quadrimestre. A cargo da empresa Thais Salton Gnoato ME, vencedora da licitação, a obra consiste na construção dois complexos com oito baias, totalizando 380,52 m².

Todo o projeto foi elaborado pela equipe da Secretaria da Cidade (Semcid), levando em consideração as necessidades apontadas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), pasta responsável pelo abrigo. “Nosso foco é projetar os ambientes de acordo com a necessidade de cada setor, com foco na oferta de melhores condições de trabalho para os servidores, conforto para a população que será atendida no local, sem nunca descuidar da economicidade”, aponta o titular da Secretaria Municipal da Cidade, Ednilson Oliveira.

Dados da Sama apontam que, atualmente, mais de 120 animais estão no Abrigo, sendo 103 cães. Mas se engana quem pensa que o Abrigo é a casa definitiva dos cães e gatos que estavam perdidos pelas esquinas.

A função do local é servir como uma “casa de passagem”, em que o animal se recupera dos tempos em que estava “livre, leve e solto” e fica apto a ser o melhor amigo de alguém, por meio da adoção responsável. “O gato ou o cachorro que hoje está nas ruas pode se tornar o animal de estimação e trazer muita alegria a uma família, ajudando até mesmo pessoas que sofrem com a depressão”, reforça o prefeito.

E é justamente para este ponto que o titular da Sama, Marcelo Lincoln, pede a atenção da comunidade. “Pedimos que as pessoas ajam com muita responsabilidade, não abandonando seus animais, evitando assim o aumento da população de animais na rua”, destaca o Lincoln, lembrando que, mesmo com o investimento e a ampliação, somente com o apoio da comunidade será possível reduzir a população de animais nas ruas.

Presente à assinatura da Ordem de Serviço, o ex-vereador Fábio Gavasso, um dos entusiastas da causa dos cuidados com os animais, e que participou do processo de criação do Abrigo. “Hoje só tenho a agradecer, visto que Sorriso é uma das poucas cidades brasileiras que contam com um canil mantido pela Prefeitura”. O secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e profissionais das pastas responsáveis pela empreitada também testemunharam a assinatura.

Vale reforçar que só são encaminhados ao Abrigo os animais que estão nas ruas, sem dono. As denúncias devem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h, pelo 3545 4729. Não é possível “entregar” animais no Abrigo.

Para a adoção responsável, também é importante entrar em contato pelo telefone da Sama, e, depois disso, buscar o animal no Abrigo. Pelos próximos dias, por conta da fase inicial das obras, as adoções estarão suspensas, mas em breve, a Prefeitura deve retomar o processo de entrega responsável destes animais a famílias sorrisenses.

Veja também

Pré-candidata à prefeita de Sorriso, Kátia Rossato é entrevistada pela Sorriso FM

Presidente da República sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Partido Novo lança seu primeiro pré-candidato a Prefeito em Sorriso

Câmara dos Deputados aprova novas regras para seguro obrigatório de veículos

Ex-presidente Jair Bolsonaro inicia roteiro de visitas em Mato Grosso com foco nas eleições de 2024

Vereador Leandro Damiani deixa o PSDB e se filia ao MDB para ser pré-candidato a Prefeito de Sorriso