Com crescimento empresarial acelerado, Sorriso oferta mais de 680 vagas de trabalho em diversas áreas

Nos primeiros seis meses de 2022 o Município apresentou um aumento de 14% na instalação de novas empresas
Hoje a boa notícia é para quem está procurando trabalho. Isso mesmo. No momento, Sorriso apresenta um déficit de mão-de-obra. São mais de 680 vagas disponíveis nos mais variados setores, desde a construção civil, mecânica, indústria terceirizada, de vestuário, alimentação…. E se você estiverem busca de trabalho, é só procurar o Serviço Nacional de Emprego (SINE), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e ver no que se encaixa.

Agora, esses números são o reflexo de um outro que trazem à tona o crescimento de Sorriso: nos primeiros seis meses de 2002, o Município apresentou um acréscimo de 14% no número de empresas instaladas. São 13.973 empresas ativas; 765 abertas entre 1º de janeiro a 1º de junho.

E é justamente esse saldo positivo em relação às empresas ativas o responsável pelos bons ventos em relação às vagas de trabalho: com o crescimento empresarial, automaticamente surgem novas vagas no mercado. É o que mostram aos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Nos primeiros quatro meses de 2022, Sorriso gerou 221 novas vagas de trabalho; 44% a mais do que no mesmo período de 2021, quando foram 49 novos empregos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, o relatório mostra o avanço do Município em todos os sentidos, inclusive para o terceiro setor, com o aumento da industrialização. “Sorriso sempre foi conhecido pela produção de grãos; contudo, nos últimos anos há também um movimento de expansão empresarial e o resultado disso são vagas de trabalho nos mais diversos setores profissionais, pois a economia movimenta como um todo”, reforça Cláudio.

O secretário frisa ainda que para auxiliar no desenvolvimento econômico, a Administração de Sorriso tem apostado em parcerias e capacitações. “O Município conta com o Centro de Atendimento Empresarial (CAE)/Sala do Empreendedor que atua em conjunto com o Sistema S, Aces e CDL; só no primeiro semestre de 2002 ofertamos quase 3 mil horas (2.972 horas no total), de formações profissionalizantes com mais de 900 participantes”, explica. Os cursos buscam contemplar as mais variadas áreas com déficit de mão-de-obra.

Segundo Cláudio, para o ano de 2022 a pasta prevê investir R$ 300 mil para fomentar as demandas relacionadas a micro e pequenos empreendedores. Desse valor, 60% é destinado para a gestão empresarial e 40% para formações profissionais. Até o fim do ano devem ser ofertados cursos profissionalizantes em 28 áreas profissionalizantes, também em parceria com o Sistema S. “Nossa intenção é fomentar o pequeno empreendedor e também dar opções para quem busca uma vaga no mercado. Hoje observamos várias empresas instaladas aqui que buscam mão-de-obra qualificada fora e queremos inserir cada vez mais sorrisenses no mercado de trabalho”, acrescenta.

E para quem busca essa mãozinha para saber como integrar uma capacitação ou informações para instalação de uma empresa, basta procurar o CAE/Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O CAE presta serviços como informações e orientações sobre registro e legalização de empresas; pesquisa de nomes e registro de marcas; pesquisas fiscais sobre os titulares, sócios e empresas; orientação sobre condição de microempreendedor e empresa de pequeno porte e informações sobre linhas de crédito. Além da equipe que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre as comunidades do interior.

Conforme Oliveira, o CAE também conta com o “Programa Desenvolve Sorriso”, este em parceira com a Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, Sistema S, cooperativas e instituições educacionais, bancárias e demais secretarias. O Desenvolve Sorriso tem o foco em capacitações e consultorias destinadas a qualificar e ou inspirar os empreendedores a adotarem as melhores práticas de gestão, visando o crescimento e o desenvolvimento das empresas. O programa segue um ciclo com sensibilização; diagnóstico; capacitação e acompanhamento das empresas que buscam auxílio.

Outros programas como o Banco do Empreendedor e Fundo de Aval, também estão em implantação e desenvolvimento sob orientação da pasta. Dúvidas? É só ligar no 3545-8381 ou ainda no 3545-8382 das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região