Com mais de 92% curados da Covid-19, Sorriso está em risco baixo de contágio

De acordo com dados divulgados ontem (19), pelo Governo do Estado de Mato Grosso, Sorriso está na classificação de nível baixo de contágio para o novo coronavírus. O boletim aponta que o município apresenta índice de 2,08% para contágio, o que, de acordo com a equipe responsável pelo enfrentamento à Covid-19 demonstra a tendência de queda no número de casos positivos que vem sendo acompanhada há cerca de um mês. Exemplo disso são os resultados dos exames realizados no Lacen/MT nas últimas 24 horas: de 84 exames encaminhados, 75 apresentaram resultado negativo e nove positivo. Contudo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não é momento para descuidos. Para manter o risco baixo e o número de casos continuar caindo é essencial manter cuidados como o uso da máscara, a higiene das mãos e o distanciamento social.

O boletim diário nº 208, divulgado pela Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso, nesta terça-feira, 20 de outubro, data em que o país completa sete meses de combate à pandemia; aponta que 92,6% dos sorrisenses contaminados pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, estão curados. O boletim pontua que desde março, Sorriso registrou 6.578 casos confirmados de Covid-19, dos quais 6.066 estão curados.

Ainda de acordo com o boletim, hoje são 414 casos ativos no município com 15 pessoas internadas; destas nove estão em UTI e seis em leitos de enfermaria. No momento são nove profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento afastados devido à doença. O boletim também aponta ainda 142 casos suspeitos aguardando o retorno dos exames. Segundo o relatório, 464 pacientes com sintomas gripais recebem acompanhamento domiciliar dos profissionais da Secretaria. O boletim também aponta as 98 mortes registradas durante os mais de sete meses de pandemia, com mais duas em investigação.

A recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado à Covid-19 é procurar atendimento imediatamente. O Hospital de Campanha e a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava ficam abertos 24 horas. Além disso, o PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento. No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da Zona Leste e nos Distritos de Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Qualquer dúvida em relação à Covid-19 ou mesmo denúncia pode ser realizada pelo número 150 que atende das 7 horas da manhã à meia-noite.  E continua válida a recomendação para que os sorrisenses evitem aglomerações; usem máscaras; higienizem as mãos com frequência com sabão ou álcool 70% e respeitem o período de quarentena no caso de testar positivo ou estar suspeito, evitando assim a proliferação do vírus.

Veja também

Oncologista Dra. Kellyn Romell esclarece sobre prevenção do Câncer de Colo de Útero no programa “A Voz do Povo”

Biomédico Edson Morbach destaca benefícios dos medicamentos fitoterápicos em entrevista à Voz do Povo

Inauguração da Base Descentralizada do SAMU em Sorriso marca início do atendimento

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Sorriso registra índice de infestação do Aedes Aegypti acima do tolerável

Prefeitura de Sorriso convoca Agentes de Combate a Endemias aprovados em 2022