Comissão de Integração de Ensino e Serviço promove ações em alusão ao Setembro Amarelo em Sorriso

Desde o início desta semana, equipes que fazem parte da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies), vinculada à Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), têm se unido para promover uma série de ações em apoio ao Setembro Amarelo em diversos locais, incluindo empresas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental.

A programação foi realizada em colaboração com os trabalhadores das empresas Grupo Mônaco, Bayer e Nutribras. Durante os encontros, foram abordados temas como Valorização da Vida, Maturidade Emocional e Nutrição Saudável. A ação contou com o apoio de acadêmicos da Faculdade Anhanguera e da Academia da Saúde, que se uniram para encorajar as pessoas a buscar ajuda quando necessário.

As atividades incluíram palestras, rodas de conversas, dinâmicas, orientações com psicólogos sobre os cuidados com a saúde mental, além do suporte de nutricionistas e educadores físicos, enfatizando a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas para o bem-estar geral.

Em Sorriso, essas ações ganharam ainda mais relevância após o período da pandemia da Covid-19. Atualmente, o serviço de apoio à saúde mental está disponível em dois locais:

  • O Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME) oferece tratamentos psicológicos e psiquiátricos das 06h30 às 18h30. O AME está localizado na Avenida Brasil, n.º 821, em frente à escola Ivete Lourdes Arenhardt. Os encaminhamentos podem ser solicitados pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família até as 17 horas.
  • O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos, não exige encaminhamento e funciona das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A unidade está situada na Rua Adolino Bedin, Jardim América. Para acessar os serviços, basta levar os documentos pessoais e o cartão SUS. O Caps Nova Vida oferece atendimentos individuais e em grupos, tanto para os usuários quanto para seus familiares, por meio de oficinas terapêuticas e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

A coordenadora de Educação em Saúde, Silvia Gerhring, destacou a importância dessas ações propositivas para fortalecer o trabalho preventivo. “Precisamos enfrentar essa problemática que afeta muitas pessoas e evitar os agravamentos, sejam eles psicológicos, familiares, sociais, mentais ou comportamentais, que contribuem significativamente para o afastamento do ambiente de trabalho”, ressaltou.

As ações em apoio ao Setembro Amarelo representam um compromisso com a saúde mental da comunidade e são essenciais para promover a conscientização sobre a importância do cuidado e da busca por ajuda quando necessário.

galeria de imagens

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas