Comissão médica independente é formada em Sinop para avaliar UPA após mortes de crianças

Uma comissão médica independente foi formada em Sinop, cidade localizada a 503 km de Cuiabá, para avaliar a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município depois que duas crianças morreram à espera de transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.

A comissão, composta por profissionais da saúde que não atuam na unidade, fez uma vistoria na UPA na última segunda-feira (20) e deve apresentar um relatório sobre as condições encontradas no local. Entre as principais reclamações da população estão o aguardo por transferência e problemas de estrutura.

A visita técnica foi realizada depois que uma segunda criança morreu, em menos de 15 dias, após a morte da primeira. Segundo a secretária de saúde de Sinop, Daniela Galhardo, o motivo da visita da comissão médica está relacionado às atuais condições de atendimento na unidade.

“Cerca de 35% dos pacientes que são atendidos na UPA não são de Sinop, então isso já foge da orçada do município. Como todos nós sabemos, os leitos de UTI são obrigação do estado. Hoje, nós estamos com 12 crianças internadas e uma delas precisa de UTI”, disse a secretária.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a decisão de abertura dos leitos foi tomada em reunião com o governador Mauro Mendes, na tarde de segunda-feira (21).

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação