Comissão Pró Segurança Escolar implementa medidas de reforço em Sorriso

A Comissão Pró Segurança Escolar, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Segurança Escolar em Sorriso, divulgou hoje pela manhã (14) uma série de ações já implementadas para fortalecer a segurança nas instituições de ensino. Entre as medidas adotadas estão a contratação e treinamento de vigilantes, instalação de câmeras de monitoramento, aquisição de detectores de metal e a implantação do “botão de pânico”.

Durante uma reunião promovida pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), o presidente da comissão, tenente-coronel PM Ilton Botelho, apresentou os dados e ressaltou a importância dessas ações para evitar situações de violência em escolas, citando casos ocorridos em outras cidades.

“Atuamos de forma conjunta e integrada para que situações como essas jamais ocorram no município de Sorriso”, destacou Botelho.

Até o momento, já foram implementadas dez medidas efetivas para reforçar a segurança nas escolas da rede pública e privada. Além das ações mencionadas, o plano também inclui a capacitação de profissionais que participam de projetos como o “Círculo de Paz” e o “Busca Ativa”, desenvolvidos em parceria com o Poder Judiciário, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Por meio da troca de informações, as equipes buscam identificar potenciais agressores e tomar as medidas previstas no protocolo de atendimento.

O prefeito Ari Lafin ressaltou a importância de ampliar os serviços para o tratamento de pacientes com transtornos de saúde mental, bem como investir em cultura e educação, como parte das ações preventivas.

“Ao falarmos de prevenção, precisamos analisar o contexto de forma ampla. Por isso, é necessário investir na base, na educação de nossas crianças e no tratamento digno aos nossos doentes”, enfatizou Lafin.

Durante o evento, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Almeida, apresentou um balanço das operações realizadas pela corporação para reduzir o índice de criminalidade em Sorriso. Somente neste ano, foram realizadas nove operações de grande porte, sendo quatro delas em conjunto com outras forças de segurança.

Almeida ressaltou a importância da contribuição da Administração Municipal para o sucesso das operações, como a implementação da jornada voluntária, que permite remunerar policiais militares que desejam trabalhar em seu horário de folga.

A necessidade de aumento do efetivo também tem sido uma demanda constante da gestão municipal. Recentemente, foi inaugurada a delegacia mais moderna de Mato Grosso, e a construção da sede da Força Tática está em andamento. Além disso, a Administração Municipal se colocou à disposição da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para adquirir motocicletas e implantar uma base do grupamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (R.A.I.O) em Sorriso.

O delegado titular da Polícia Civil de Sorriso, Eugênio Rudy, atribuiu o êxito das ações policiais ao trabalho conjunto com o poder público e a sociedade organizada. Ele destacou que a integração é fundamental para combater o crime organizado, enfatizando que apenas neste ano foram registrados cerca de quatro mil boletins de ocorrência e cumpridos mais de 120 mandados de prisão.

As medidas implementadas pela Comissão Pró Segurança Escolar incluem a ampliação da ronda escolar em todas as instituições de ensino de Sorriso, contratação e treinamento de vigilantes, elaboração do Protocolo de Segurança Escolar, instalação de câmeras de monitoramento nas unidades da rede pública, implantação do aplicativo “Botão de Pânico”, projeto “Círculo de Paz” em todas as instituições de ensino em parceria com o Poder Judiciário, aquisição de detectores de metal e treinamento para uso do equipamento, projeto “Busca Ativa” em parceria com a PM e o CBM, termo de cooperação técnica para ampliação de atendimento psicológico nas instituições da rede pública, e implantação da Rede Integrada de Prevenção a ataques às Escolas de Sorriso.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo