Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso é reativado

O Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso será reativado na próxima semana, conforme anunciado pelo secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) e presidente do Comitê, Marcelo Lincoln. Essa iniciativa visa fortalecer as ações preventivas e de combate a incêndios, principalmente durante o período de estiagem e aumento do risco de queimadas.

O Comitê, criado em abril de 2021, é composto por representantes da Prefeitura, Sindicato Rural, CAT, Aprosoja, Corpo de Bombeiros Militar (BM), Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias. A reativação dessa instância de coordenação e colaboração entre diferentes instituições tem como objetivo ampliar a comunicação e adotar práticas efetivas para a prevenção e resolução de problemas relacionados a incêndios.

Concomitantemente à retomada das atividades do Comitê, a 10.ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Sorriso está com inscrições abertas para o curso de Brigada de Incêndio Florestal. Com o intuito de capacitar profissionais e voluntários para atuar na prevenção e combate a incêndios em áreas florestais, o curso oferecerá vagas limitadas. Os interessados devem se dirigir ao quartel dos Bombeiros até o dia 25 de maio para realizar suas inscrições. O curso será ministrado entre os dias 29 a 31 de maio. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (66) 9.9985-5720.

O secretário Marcelo Lincoln ressalta a importância do curso de Brigada de Incêndio Florestal, afirmando que é fundamental antecipar-se aos problemas e agir de forma organizada para prevenir e minimizar os danos causados pelos incêndios, tanto para o meio ambiente quanto para a vida das pessoas. Ele destaca que o trabalho de prevenção se divide em etapas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização, e acredita que é essencial iniciar desde já as ações preventivas.

O Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos de Sorriso tem como objetivo principal a proteção do meio ambiente, a preservação da fauna e da flora, além de garantir a segurança e o bem-estar da população. A reativação dessa instância fortalece o trabalho em rede e promove ações focadas na resolução dos problemas relacionados a incêndios, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas em lidar de forma efetiva com essa questão.

 

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo