Comitê é instituído para combater incêndios florestais em Mato Grosso

O Centro Integrado Multiagência de Coordenação Operacional Estadual (CIMAN-MT) foi instituído nesta quarta-feira (27.07), por meio do decreto nº 1440/2022, publicado no Diário Oficial. O CIMAN-MT fica responsável pela prevenção, preparação, responsabilização, monitoramento e resposta rápida aos incêndios florestais no Estado.

O diretor operacional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT), coronel Aluísio Metelo Júnior, assume o cargo de coordenador geral do comitê, enquanto a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Jusciery Rodrigues Marques Costa, assume a coordenação adjunta.

O CIMAN fica instalado no BEA, em Cuiabá. O quartel é equipado com recursos tecnológicos de monitoramento via satélite, capazes de identificar focos de calor e detectar incêndios nos biomas mato-grossenses Pantanal, Cerrado e Amazônia.

O comitê é composto também por representantes da Casa Civil, Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

“A integração faz com que possamos dar uma melhor resposta aos incêndios florestais em Mato Grosso. Vamos analisar toda a estrutura que temos disponíveis e lançar novas operações. Já temos operações em andamento com equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, realizando combate e fiscalização”, pontua o coronel Metelo.

Ainda serão convidados a integrar ao comitê o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Fundação Nacional do Índio, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, Agência Brasileira de Inteligência, Sesc Pantanal, Rota do Oeste, Morro da Mesa e outras organizações não governamentais.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

urutau1

Urutau é resgatado em Alta Floresta

WhatsApp-Image-2022-08-05-at-09.17.57-e1659723052519-990x556

Queimada destrói 15 alqueires de vegetação, casa e carro no Nortão

a3b6d967b9207065e6dee8a778e685d3

‘Lei do Pantanal’ é sancionada em MT e permite turismo rural e pecuária extensiva

whatsapp-image-2022-08-03-at-11.44.52

Ação apreende carga ilegal de aroeira avaliada em R$ 260 mil

abelhas

Três pessoas entre elas um bombeiro ficam feridas e dois cães morrem em ataque de abelhas em Nova Mutum

coleta

Coleta de resíduos sólidos vai para os bairros do Setor 1 de Sorriso