Conforme o gestor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente -pasta responsável por gerir o espaço local; Marcelo Lincoln, devem integrar a comitiva além do próprio Lincoln o prefeito Ari Lafin; o controlador interno, Laércio Garcia e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilson Borgato. “É uma viagem em busca de conhecimento; já que o Parque irá trabalhar com tecnologia de ponta e pesquisa cientifica na área agrícola”, detalha Lincoln.  Além deles a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro viajará para conferir projetos em desenvolvimento da área social e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, irá conhecer projetos de reciclagem.

“No sábado divulgamos nosso Parque nacionalmente e já tivemos um retorno positivo. Agora vamos atrás de investimentos e modelos de instalação para que possamos avançar no projeto”, explica Lincoln. Além do retorno imediato da divulgação feita no sábado, o secretário destaca que o evento também marcou por ter fomentado a economia local. “Tivemos um retorno muito positivo tanto por parte de quem alugou tendas, montou fiação, atuou diretamente para a realização da live, como também de hotéis e restaurantes que, fazendo uso de todas as medidas protetivas receberam pessoas daqui e de fora”, explica.

O Parque

Parque Tecnológico é uma estrutura que está sendo pensada pela Administração Municipal desde 2013 e projetada visando os próximos 30 anos de crescimento e desenvolvimento do município e região. O local está centrado em uma área de 100 hectares, adquirida pela Prefeitura de Sorriso para alocar laboratórios e campos experimentais tendo como foco a área agroalimentar. A intenção é trabalhar com tecnologia da informação, incluindo agricultura de precisão.

Entre os destaques, a área abrigará a instalação de laboratórios de pesquisa e campos de teste com plantio de gêneros agrícolas melhorados. É avaliada também a possibilidade de ao menos sete grandes empresas instaladas em Sorriso migrarem suas atividades para o empreendimento. Há ainda o interesse prévio do local servir de base para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) e a Faculdade Mato-Grossense (Facem).

E, pensando em parcerias futuras e atuais, o Município já realiza um trabalho em conjunto com instituições como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) e os Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A busca por investimentos para o parque tem sido constante. Recentemente, em fevereiro e maio desse ano o prefeito Ari Lafin e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Marcelo Lincoln, visitaram o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, César Miranda, (em fevereiro) para viabilizar recursos. Já em maio a reunião foi no Ministério do Desenvolvimento Regional com o ministro Rogério Marinho.

A documentação do Parque está pronta, necessitando de investimentos para o start inicial. Tendo em vista a necessidade de investimentos, o Município está buscando o suporte financeiro por meio da SAMA, pasta responsável por gerir o Parque. A intenção é abrir chamadas públicas e financiamentos para investimentos.