Compdec passa a funcionar em sede própria

O branco que simboliza a paz; o azul que representa a tranquilidade, o equilíbrio e a serenidade; e o laranja, que traduz calor humano e solidariedade. Quem passa pela Praça das Fontes, já observou que, aquele prédio bem ao ladinho do Ginásio Domingão foi totalmente revitalizado e as cores e símbolos da Defesa Civil passaram a compor a paisagem.

O trabalho de transformação do antigo prédio ficou a cargo da equipe do Programa Revitalização, composto por servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Devidamente reformado e identificado, a partir desta segunda-feira (10), o local abriga a sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Sorriso. A coordenadoria funcionava anteriormente junto às demais divisões da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).

A Compdec, criada pela Lei n.º 2.697, de 14 de março de 2017,  também está ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito, tem como atribuições conhecer e identificar riscos de desastres no Município, permitindo, que, desta maneira, seja possível enfrentar estas situações por meio da elaboração de planos específicos.

Responsável pela Compdec, Fábio dos Santos destaca que nestes primeiros meses do ano, a instituição já respondeu pelo atendimento de 195 ocorrências. Entre as ações de destaque do órgão, a articulação para que a situação de emergência de Sorriso, provocada pela chuvarada no início do ano, fosse reconhecida nas esferas estadual e federal. Além de orientar e conduzir estes trabalhos em Sorriso, a Compdec também prestou auxílio a municípios vizinhos que enfrentavam a mesma situação.

Outra área de atuação da instituição é a articulação junto a órgãos de fiscalização para que Sorriso seja fiel depositário de maquinários e veículos apreendidos em operações, o que permite que estes equipamentos possam ser utilizados enquanto o processo se desenrola. “Hoje é um momento de agradecer, lembrando que a Defesa Civil é responde por um conjunto de ações sempre com o intuito prevencionista e esperamos ter ainda muitos avanços neste setor”, destaca.

Responsável pelo Comando Regional Bombeiro Militar (CRBM) III, o coronel Giovani Eggers também ressaltou a grandeza da instituição,  lembrando que cabe à Defesa Civil a integração entre os órgãos de segurança e a sociedade.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, a sede própria, além de aproximar o órgão ainda mais da comunidade, também vai proporcionar melhores condições de trabalho à equipe da Compdec. “Os serviços da Defesa Civil são de extrema relevância para o Município, pois é um trabalho que, não só tem ações prevencionistas na esfera municipal, mas também tem ramificações junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal também”, contextualiza.

Na Praça das Fontes, ao lago do Ginásio Domingão, a unidade conta com expediente administrativo de segunda à sexta-feira, das 7h às 13 horas. Para falar com a Defesa Civil, basta ligar para o 199. O telefone de plantão é o 99685 6593.

Veja também

Suínos: preços sobem na 2ª quinzena, mas médias variam conforme região

Audiências entre Judiciário e Executivo buscam soluções para questões de interesse público em Sorriso

Mato Grosso está em 4º lugar no ranking de desigualdade salarial; mulheres ganham 31,4% menos que os homens

Prefeitura de Sorriso emite nota de esclarecimento sobre declarações de secretário em reunião com servidores

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS

Sorriso: mais de 100 mulheres participam do 2º Encontro da Mulher Rural de Produtiva