Comunidade é convidada para 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Sorriso

Com o objetivo de discutir e fortalecer políticas públicas voltadas à infância e adolescência, Sorriso sediará, no dia 18 de março, o 1.º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – edição 2025-2028. O encontro será realizado das 7h às 17h, no Centro de Eventos Ari José Riedi, reunindo representantes da sociedade civil, gestores públicos e diversos segmentos da comunidade.

O evento é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em articulação com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Durante o fórum, a comunidade terá a oportunidade de analisar a realidade local das crianças e adolescentes, discutir os principais desafios e propor estratégias para garantir direitos e melhorar as condições de vida da população de zero a 18 anos incompletos. A iniciativa também permitirá acompanhar e avaliar o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltados para esse público.

O articulador do Selo UNICEF no município, Ivonei Pinheiro de Oliveira, destaca que a participação popular é fundamental para a construção das ações. Segundo ele, o fórum é um momento de diálogo e planejamento coletivo. “É muito importante que a comunidade participe, pois vamos discutir juntos quais caminhos seguir para fortalecer as políticas públicas destinadas às nossas crianças e jovens”, afirma.

O encontro é direcionado a conselheiros de direitos e tutelares, lideranças comunitárias, sindicais e religiosas, representantes de organizações sociais, profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, saneamento, juventude, trabalho, planejamento, justiça e segurança pública, além de comunicadores, artistas, empresários, crianças, adolescentes e suas famílias. Nos municípios com presença de povos indígenas ou quilombolas, a proposta também é garantir a participação dessas lideranças e organizações.

Entre os objetivos do fórum estão identificar os principais problemas que afetam crianças e adolescentes no município, discutir políticas públicas mais equitativas, especialmente para aqueles em situação de exclusão, e analisar as causas dessas dificuldades. A programação também prevê a apresentação do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA), elaborado pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), e a revisão participativa do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Além disso, o evento apresentará à comunidade os integrantes da Comissão Intersetorial e os responsáveis pelos resultados sistêmicos do Selo UNICEF, que envolvem áreas como saúde e nutrição, educação, proteção contra violências, água e saneamento, proteção social e equidade étnico-racial.

As inscrições para participar do fórum podem ser feitas por meio do link disponibilizado pela organização: 1º Fórum Comunitário Sorriso – Selo UNICEF 2025/2028.

Veja também

Praça da Luz, no Distrito de Primavera, passa a contar com o Banco Vermelho

Sefaz orienta contribuintes a redobrar atenção contra fraudes no IPVA 2026

Princípio de incêndio em carreta é controlado com apoio do motorista e dos Bombeiros em Sorriso

Feminicídio no Brasil: quatro mulheres assassinadas por dia

Acidente grave deixa casal ferido e provoca estragos na Avenida Noêmia Dalmolin

Governador cumpre agenda em Sorriso com entrega de obras e assinatura de autorizações