Concessionária Aegea emite nota à imprensa sobre qualidade da água em Sorriso

Nota à imprensa

As concessionárias da Aegea MT/PA que administram as Águas de Sinop e Águas de Sorriso garantem a qualidade da água distribuída para a população de Sorriso e Sinop. As concessionárias asseguram que as análises realizadas nas saídas de tratamento apresentaram resultados dentro dos padrões de potabilidade de acordo com a Portaria GM/MS nº 888/2021, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade.

As concessionárias destacam ainda a necessidade de uso da água fornecida pela Águas de Sorriso e Águas de Sinop, tendo em vista o tratamento adequado e que seguem os devidos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. Vale destacar que as concessionárias não recomendam a utilização de poços ilegais como fontes alternativas de abastecimento, uma vez que, além de não possuírem registro e autorização, em muitos casos não há o controle de qualidade exigido pelo Ministério da Saúde, gerando graves riscos à saúde pública.

As concessionárias seguem um rigoroso monitoramento da qualidade da água fornecida à população, coletando e analisando amostras com quantidade e frequência de acordo com os procedimentos exigidos pela Portaria de Potabilidade, sendo apresentado regularmente a Vigilância Sanitária, o Plano de Amostragem e os resultados obtidos no monitoramento. Todas as amostras coletadas são encaminhadas para Laboratório terceirizado, devidamente acreditado, que garantem confiabilidade e credibilidade dos resultados apresentados.

Todos os resultados das análises são disponibilizados nas contas de água mensalmente. Anualmente todos os clientes da concessionária recebem em casa o Relatório Anual da Qualidade da Água, entregue junto com a fatura. O documento traz o resumo das análises de potabilidade realizadas nos últimos 12 meses.

As concessionárias ficam à disposição de todos 24h pelo 0800 647 6060.

Veja também

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital

Operação Mata Virgem II combate desmatamento ilegal na região Norte de MT

Extravasamento de esgoto na rua Topázio é explicado pela Águas de Sorriso