Conferência Estadual de Cultura começa nesta terça-feira (24)

Começa nesta terça-feira (24.10) a 5ª Conferência Estadual de Cultura, que irá reunir cerca de 400 pessoas para debater e propor políticas públicas para o desenvolvimento cultural no Estado. A abertura oficial será realizada às 19h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com participação dos representantes dos municípios e autoridades, além dos secretários de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves, e o adjunto de Cultura, Jan Moura.

O evento é aberto ao público geral, e a programação segue até quinta-feira (26), com palestras, oficinas e encontros dos grupos temáticos em preparação à Conferência Nacional de Cultura. Em Mato Grosso, participam os eleitos nas conferências locais e/ou regionais, gestores públicos municipais e estaduais, além de membros do Conselho Estadual de Cultura.

“A Conferência Estadual de Cultura é uma oportunidade que a sociedade civil tem para participar ativamente do desenvolvimento das políticas culturais. Após um hiato de cinco anos, esta quinta edição é um marco e esperamos que os municípios estejam conosco neste momento de pensar, avaliar e propor novas ações para fomentar e fortalecer a nossa cultura”, destaca o secretário titular da Secel, Jefferson Neves.

Ao todo, 105 municípios realizaram as conferências municipais e intermunicipais, com participação de mais de cinco mil gestores públicos e fazedores de cultura de todas as regiões de Mato Grosso.

O tema deste ano é Democracia e Direito à Cultura, que segue o direcionamento da Conferência Nacional de Cultura. Para apresentar o conceito aos participantes, haverá uma palestra sobre o tema nesta quarta-feira (25), às 8h. A atividade será conduzida pelo doutor em Comunicação e Cultura e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (organização não governamental localizada em Minas Gerais), José Márcio Barros.

A realização das conferências locais e regionais é uma das prerrogativas para participação de estados e munícipios na Conferência Nacional de Cultura, agendada para 04 a 08 de março de 2024, em Brasília. Nos eventos municipais e estaduais, além de avaliação e proposição de ações e metas, também são eleitos os representantes legais que terão direito a voto no encontro nacional, onde são definidos os eixos prioritários para investimentos na cultura de todo país.

Programação

24 de outubro
8:00 – 18:00 – Credenciamento
14:00 – 17:00 – “Observatório da Cultura” – Cultura em números, projeções e análise de impacto
19:00 – Solenidade de abertura

25 de outubro
8:00 – Palestra “Democracia e Direito à Cultura”, com o professor doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), José Márcio Barros
9:30 – 12:00 – Discussões nos Grupos de Trabalho (GTs) – 6 Eixos temáticos
14:00 – 18:00 – Continuidade das discussões nos GTs / Aprovação das propostas na plenária
18:00 – Jantar e Apresentações culturais

26 de outubro
8:00 – 12:00 – Plenária Final / Eleição dos delegados para a 4ª CNC e delegados setoriais/Encerramento

Inscrições
As inscrições para a Conferência Estadual de Cultura ainda estão abertas, e podem ser feitas por este link: https://mapas.mt.gov.br/oportunidade/451/#info

Veja também

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Especialistas discutem Bullying no programa “A Voz do Povo” da Sorriso FM

Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso